A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, na noite de sexta-feira, 21/2, uma operação de abordagem social em seis pontos da cidade, com o objetivo de combater o uso de crianças para a prática de mendicância em semáforos. A ação contou com o apoio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), conselheiros tutelares e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM).
Durante a operação, 13 crianças foram resgatadas e encaminhadas ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), garantindo a segurança e proteção desses menores. Além disso, alguns responsáveis foram conduzidos à Depca para prestar esclarecimentos e responder pelas infrações cometidas.
O titular da Semasc, Saullo Vianna, destacou a gravidade da situação e reforçou o compromisso da Prefeitura de Manaus em combater essa prática. “Em algumas abordagens, identificamos adultos, homens e mulheres, que estavam com crianças que nem eram seus filhos. Isso demonstra a existência de um mercado organizado, no qual utilizam menores para sensibilizar as pessoas e obter dinheiro. Não podemos permitir que isso continue. Vamos intensificar ainda mais essas operações para reduzir este tipo de situação na cidade”, afirmou.
Vianna também adiantou que as ações serão expandidas para outras áreas da cidade. “Iremos realizar o mesmo tipo de abordagem com pessoas em situação de rua no Centro de Manaus, garantindo que todas as crianças tenham seus direitos protegidos”, concluiu.
A Prefeitura de Manaus reforça o compromisso com a proteção da infância e adolescência e segue empenhada em intensificar as fiscalizações e ações preventivas para erradicar essa prática na capital amazonense.
Texto – Syrrames Mendonça / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc