Projeto da Universidade Federal do Pará e Universidade do Estado do Amazonas recebe apoio da Prefeitura de Parintins

Prefeitura de Parintins apoia universidades do Pará e Amazonas para implantação de projeto de extrativismo vegetal sustentável

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

A Prefeitura de Parintins, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), começou a trabalhar no Projeto Pro Amazônia para contribuir com a economia dos agricultores familiares com produtos coletados na floresta. A iniciativa institucional, com cunho científico, é uma das novas políticas públicas da gestão do prefeito Mateus Assayag, diante do potencial da atividade no município, que é referência em ações sustentáveis na Amazônia Legal.

O secretário de produção rural, Tião Teixeira, anuncia que o projeto piloto é implementado na comunidade São Pedro da Samaria, área da Valéria, com a instalação de um desidratador solar feito pelo tecnólogo em agroecologia, Luís Carlos Roçoda. O Pro Amazônia, desenvolvido pelos professores Dr. Claudio Nahum (UFPA) e Dr. Rainiomar Fonseca (UEA), implanta um sistema integrado de beneficiamento de frutas e sementes de produtos florestais para análise dos princípios ativos.

De 18 a 21 de março, o tecnólogo em agroecologia da Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPA), Luís Carlos Roçoda, montou a estrutura de laboratório na comunidade e realizou demonstração técnica da coleta de óleo de copaíba com os agricultores. Em conjunto com a Associação de Produtores Agropecuaristas da Samaria e Genazaré (Asprosag), houve pesquisa in loco de produtos como buriti, pracaxi, patauá, bacaba e tucumã, os quais serão adquiridos pelo projeto para fabricação de farinha ou polpas desidratadas.

Além de oferecer tecnologias sustentáveis, a unidade demonstrativa do projeto contempla a construção de um viveiro com 100 mil mudas de espécies de valor comercial na indústria de fármacos. Dentro desse processo, a Secretaria de Produção de Rural vai contribuir com incentivo à safra de hortaliças, frutíferas, tubérculos e grãos. A parceria institucional pretende colocar os produtos na rota do turismo ecológico sustentável de base comunitária na Serra da Valéria, na temporada dos navios de cruzeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui