Ageman vistoria obras de instalação de 206 novas luminárias de LED na rua Pará e avenida João Valério

Fotos – Divulgação/Ageman

Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) começaram a vistoriar as obras de implantação do novo projeto de iluminação pública de LED do conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade. Os serviços estão ocorrendo na rua Pará e avenida João Valério, vias que concentram grande número de estabelecimentos comerciais e um fluxo intenso de veículos.

A localidade receberá 206 novas luminárias, que vão proporcionar mais segurança aos motoristas, comerciantes e pedestres. Os serviços estão sendo executados pela concessionária Manaus Luz e a iniciativa atende a uma demanda dos comerciantes e moradores da área, que recorreram ao órgão regulador municipal e solicitaram os serviços de melhoria.

As obras estão concentradas no trecho entre a rua Maceió e a avenida Djalma Batista. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) orienta os condutores que precisam trafegar pelas vias contempladas.

Conforme o projeto executivo aprovado pela Unidade Gestora de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Na avenida João Valério está sendo realizada a reposição de postes danificados, furtados e a remodelação, totalizando 102 pontos de LED. Todo o sistema de fiação será subterrâneo, a fim de evitar furtos. Na rua Pará, serão 104 pontos de LED.

O diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal, informou que as melhorias incluem a substituição das luminárias de 160 watts por 145 watts, as quais, além de serem compatíveis com o sistema de telegestão (que permite o acionamento e o controle de luminosidade de forma remota), também são mais eficientes e garantem uma maior visibilidade para veículos e pedestres.

“Com a  novo projeto, haverá uma redução da carga instalada de 17% de impacto no consumo de energia na conta da Prefeitura de Manaus, proporcionado pela eficiência da tecnologia LED”, assegurou Leal.

Como forma de oferecer mais segurança, os novos postes, que agora são em aço forjado, garantem maior durabilidade em relação aos antigos postes instalados no início dos anos 2000. Agora, os postes estão sendo instalados em bases de concreto.

Os trabalhos começaram em março e já estão com 25% dos serviços executados. A conclusão do projeto está prevista para junho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui