Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo Metropolitano
Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960 em Gaspar (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal. Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar. A ordenação episcopal, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, ocorreu dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, que concomitantemente recebeu o pedido de renúncia de Dom Dadeus Grings.
Em maio de 2019 foi eleito 1º Vice-presidente da CNBB. Quatro anos depois, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, no dia 24 de abril de 2023, foi eleito Presidente da CNBB, para o mandato de 2023 – 2027. E no dia 17 de maio para o CELAM. Nomeado ao cardinalato no dia 6 de outubro de 2024. No consistório para criação, no dia 7 de dezembro, em Roma foi criado Cardeal pelo Papa Francisco.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
É o Arcebispo Metropolitano de Manaus e o primeiro Cardeal da Amazônia nomeado pelo Papa Francisco. Nascido em 1950, é frade franciscano e, antes de se tornar Arcebispo, foi Bispo da Prelazia de São Félix e Bispo Auxiliar de Brasília.
Detalhes sobre Dom Leonardo Steiner:
Nome completo: Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M.
Cargo atual: Arcebispo Metropolitano de Manaus e Cardeal da Amazônia
Data de nascimento: 6 de novembro de 1950
Ordem Religiosa: Ordem dos Frades Menores (franciscano)
Principais cargos:
Bispo da Prelazia de São Félix (2005-2011)
Bispo Auxiliar de Brasília (2011-2019)
Arcebispo Metropolitano de Manaus (desde 2019)
Cardeal da Amazônia (desde 2022)
Lema Episcopal: “Verbum Caro Factum” (Verbo feito carne)
Formação: Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis, além de mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Anteneu Antonianus, em Roma.
Dom Paulo Cezar Costa é uma figura proeminente da Igreja Católica no Brasil. Aqui está um resumo de quem ele é:
Função atual: É Arcebispo Metropolitano de Brasília, tendo sido nomeado para este cargo em 21 de outubro de 2020 e empossado em 12 de dezembro de 2020.
Cardeal: O Papa Francisco o elevou à categoria de Cardeal em 27 de agosto de 2022, com o título de Cardeal-Sacerdote de Santi Bonifacio ed Alessio.
Nascimento e Ordenação: Nascido em 20 de julho de 1967, em Valença, Rio de Janeiro, foi ordenado sacerdote em 5 de dezembro de 1992.
Carreira Episcopal: Antes de se tornar Arcebispo de Brasília, foi Bispo de São Carlos, em São Paulo, de 2016 a 2020, e Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, de 2011 a 2016. Foi ordenado bispo em 5 de fevereiro de 2011.
Formação Acadêmica: Possui mestrado (1998) e doutorado (2001) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Cargos e Membros:
É membro do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
É membro da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Em 2023, foi escolhido como representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Opiniões: Ele tem se posicionado firmemente contra o aborto e em defesa da vida desde a concepção.
Em resumo, Dom Paulo Cezar Costa é o atual Arcebispo de Brasília e Cardeal na Igreja Católica, com um histórico significativo de serviço em diversas funções na Igreja brasileira e no Vaticano.