Lando Norris conquistou neste domingo (25) o GP de Mônaco de Fórmula 1 de 2025, em uma corrida marcada por intensas trocas de liderança e estratégias de equipe ditadas pela nova regra das duas paradas obrigatórias. O britânico da McLaren soube aguardar os pit stops para confirmar sua vitória no principado. O brasileiro Gabriel Bortoleto igualou seu melhor resultado na temporada, chegando em 14º lugar, repetindo o feito da Austrália.
Bortoleto teve um início de prova desafiador, envolvendo-se em um incidente com Andrea Kimi Antonelli ao tentar uma ultrapassagem. No entanto, o piloto da Sauber conseguiu se recuperar e alcançar o pelotão principal, beneficiado por um ritmo mais lento de outros pilotos que visavam proteger seus companheiros de equipe nas paradas. Com isso, Bortoleto finalizou a corrida à frente de seu colega de escuderia, Nico Hülkenberg.
O pódio foi completado por Charles Leclerc (Ferrari) em segundo e Oscar Piastri (McLaren) em terceiro. Max Verstappen (Red Bull) ficou em quarto lugar, e Lewis Hamilton (Ferrari) garantiu a quinta posição. Hamilton, que largou em sétimo devido a uma penalidade, ganhou duas posições para fechar o top 5. Verstappen, por sua vez, estendeu seu último stint na esperança de um safety car, que não se concretizou.
Destaques também para Isack Hadjar (Racing Bulls) e Esteban Ocon (Haas), que alcançaram seus melhores resultados do ano, terminando em sexto e sétimo, respectivamente. Liam Lawson, Alexander Albon e Carlos Sainz completaram a zona de pontuação.
Para a Mercedes, o fim de semana foi desfavorável, com George Russell terminando apenas em 11º. O resultado viu McLaren e Verstappen ampliarem a distância na disputa pelo Mundial de Pilotos. A corrida teve dois abandonos: Fernando Alonso, devido a um problema em sua Aston Martin, e Pierre Gasly, que se acidentou no início da prova.
Confira o resultado completo do GP de Mônaco:
- Lando Norris (McLaren/Mercedes), 78 voltas
- Charles Leclerc (Ferrari), +3.131
- Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), +3.658
- Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), +20.572
- Lewis Hamilton (Ferrari), +51.387
- Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT), +1 volta
- Esteban Ocon (Haas/Ferrari), +1 volta
- Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT), +1 volta
- Alexander Albon (Williams/Mercedes), +2 voltas
- Carlos Sainz (Williams/Mercedes), +2 voltas
- George Russell (Mercedes), +2 voltas
- Oliver Bearman (Haas/Ferrari), +2 voltas
- Franco Colapinto (Alpine/Renault), +2 voltas
- Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari), +2 voltas
- Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), +2 voltas
- Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari), +2 voltas
- Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT), +2 voltas
- Kimi Antonelli (Mercedes), +3 voltas OUT) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), Abandono OUT) Pierre Gasly (Alpine/Renault), Abandono