Nova Jersey, EUA – O Fluminense, único representante brasileiro nas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA, enfrenta o Chelsea (Inglaterra) nesta terça-feira, 8 de julho, às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O time carioca busca uma classificação inédita para a decisão do título. O estádio tem capacidade para 82,5 mil torcedores.
Sob o comando do técnico Renato Gaúcho, o Fluminense terá pelo menos duas mudanças em relação ao time que venceu o Al-Hilal por 2 a 1 na última sexta-feira, 4 de julho. O lateral-esquerdo Freytes e o volante Martinelli estão suspensos após receberem o segundo cartão amarelo. A expectativa é que Renê assuma a lateral-esquerda e Hércules jogue no meio-campo. O jovem piauiense, decisivo nos jogos anteriores contra Inter de Milão e Al-Hilal ao marcar gols vindo do banco, pode iniciar a partida como titular.
Outra dúvida para Renato Gaúcho é a presença do lateral-direito Samuel Xavier, que sentiu dores musculares no final do jogo contra o Al-Hilal. Guga é o principal cotado para substituí-lo.
Em coletiva na segunda-feira, 7 de julho, Renato Gaúcho preferiu não revelar o esquema tático, mas destacou a necessidade de cautela. “É um jogo de xadrez. Estudei bastante o adversário, da mesma forma que tenho certeza que eles estudaram o Fluminense. Será um jogo de paciência, não se pode ir para cima do adversário nos primeiros minutos, como temos jogado esta Copa do Mundo. É muito perigoso, justamente pelo esquema que o Chelsea usa. Vamos tomar nossos cuidados e é lógico que será muito importante ter a posse de bola, principalmente no horário do jogo, com um calor insuportável. Se você ficar correndo atrás do adversário, o desgaste é muito grande. Vamos procurar neutralizar as principais jogadas e, quando ficarmos com a bola, jogar. Temos respeito pelo Chelsea, mas será uma partida de poucas oportunidades, e quem aproveitar melhor com certeza será o vencedor”, pontuou o treinador.
O Fluminense teve a melhor campanha no Mundial entre as quatro equipes brasileiras que participaram – Botafogo, Flamengo e Palmeiras foram eliminados. Uma vitória simples contra o Chelsea garante o Tricolor na grande final, no próximo domingo, 13 de julho, contra o vencedor da outra semifinal, que será entre Paris Saint-Germain e Real Madrid na quarta-feira, 9 de julho. Em caso de empate nos 90 minutos, haverá prorrogação e, se a igualdade persistir, a decisão será nos pênaltis.
Situação do Chelsea
Do lado do Chelsea, o técnico italiano Enzo Maresca também enfrenta desfalques. O centroavante Liam Delap e o zagueiro Levi Colwill estão suspensos após acumularem o segundo cartão amarelo no duelo contra o Palmeiras. Além disso, o meia-atacante Romeo Lavia segue lesionado.
A boa notícia para os Blues é que o atacante brasileiro João Pedro, recém-contratado, deve começar jogando no lugar de Delap. Outro reforço importante será o meio-campista equatoriano Moisés Caicedo, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras e estará de volta entre os titulares da equipe britânica nesta terça-feira.