Um tsunami desencadeado por um terremoto submarino histórico na costa leste da Rússia atingiu o Havaí e a costa oeste dos EUA, incluindo Washington e Califórnia, enquanto milhares de pessoas buscavam segurança em terras mais altas.
Haleiwa e Kahului registraram ondas de tsunami com amplitude de 1,2 metros, e Hanalei com 90 centímetros. Uma amplitude de 1,7 metros foi medida em Kahului e 1,5 metros em Hilo.
“Até agora, está tudo bem”, disse o governador do Havaí, Josh Green, após a primeira hora da chegada das ondas iniciais às ilhas do noroeste. “Não vimos nenhuma onda grande.”
O tsunami levou cerca de 6 horas para percorrer mais de 5.600 quilômetros desde o epicentro do terremoto de magnitude 8.8, a poucos quilômetros da costa de Petropavlovsk, na Rússia.
Os impactos do tsunami se estenderam muito além do Havaí, já que a enorme ruptura sob o Pacífico acionou alertas em uma vasta área da bacia oceânica. Alertas de tsunami permanecem em vigor para o Havaí e partes do norte da Califórnia e do Alasca, enquanto o restante da Costa Oeste dos EUA e a Colúmbia Britânica estão sob observação de tsunami. Ondas também foram registradas ao longo das costas da Rússia, Japão e Alasca até 1h30 (horário do leste dos EUA).
“Um tsunami foi gerado e pode causar danos ao longo da costa de todas as ilhas do estado do Havaí”, informou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico. “Ações urgentes podem ser tomadas para proteger vidas e propriedades.”
