Mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram crimes de homicídios durante o 1º semestre de 2025

Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Tabatinga e Coari foram os que apresentaram as maiores quedas

Fotos: Divulgação/SSP-AM

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram homicídios durante o primeiro semestre deste ano. As maiores reduções foram alcançadas nas cidades de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Tabatinga e Coari.

O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida atribuiu a redução às ações ostensivas e preventivas realizadas pela Polícia Militar e a presença mais eficaz da Polícia Civil (PC-AM), que após o chamamento de novos servidores, feito pelo Governador Wilson Lima, possibilitou a presença de mais policiais civis em todos os 61 municípios.

“Não temos dúvida que estamos avançando com a Segurança Pública do nosso estado e vamos chegar a resultados ainda maiores.  Estamos trabalhando muito integrados com a Polícia Militar e a nossa Polícia Civil com apoio da nossa Polícia Científica para isso e não iremos aceitar resultados menores que estes, porque a nossa missão é dar cada dia mais segurança para a nossa população”, destacou o secretário.

Conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), as reduções, no geral, chegaram a 62,3% em relação ao mesmo período de 2023. Somente na cidade de Rio Preto da Eva, os crimes reduziram 83%. Itacoatiara, também, apresentou expressiva redução de 62%, seguida de Tapauá com queda de 40% e Coari com total de 30%.

 

Ações integradas e investimentos históricos

A partir de investimentos históricos realizados pelo Governo do Amazonas, que possibilitou a aquisição de novos equipamentos como novas lanchas blindadas, novos armamentos e o chamamento de mais 2,8 mil novos servidores para o Sistema de Segurança Pública, as Forças de Segurança alavancaram as ações integradas em cidades que mantinham índices de criminalidade elevados.

O chamamento possibilitou o envio de servidores para unidades da Polícia Civil que funcionavam, ainda, sem a presença de delegado. Além disso, as delegacias tiveram efetivo reforçado com novos investigadores e escrivães. Associado ao trabalho da polícia judiciária estão as ações integradas com a Polícia Militar (PMAM), que passou a contar com maior reforço a partir de operações como o Interior Mais Seguro, que passou a ser coordenada e custeada com mais 90% dos subsídios pagos pelo Governo do Amazonas.

Outra ação é a operação Impacto, que é realizada em toda a Região Metropolitana e cidades do Alto e Médio Amazonas e avança para os demais municípios. As atividades contam não só com reforço de policiamento, mas também, com a presença de todo o aparato tecnológico do Sistema Paredão e do Programa RecuperaFone. As ações têm auxiliado as Forças de Segurança na captura de foragidos tanto pelos crimes de roubo como, principalmente, de homicídios.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui