Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 29/8, na escola municipal Madalena dos Santos Costa, no bairro Novo Israel, zona Norte, a 11ª edição das palestras socioambientais do projeto “Oca vai à Escola”. Voltado aos alunos do 1º ao 5º ano, o projeto promove atividades educativas e interativas para alertar sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
As atividades foram realizadas com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), faculdade La Salle, grupo Suçuarana, Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Centro de Estudos e Pesquisas em Quelônios da Amazônia (Cequa), Capelania, além do projeto “Vem Passarinhar”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O coordenador das Ocas do Conhecimento, Renato Bezerra, destacou que o projeto “Oca vai à Escola” aborda temas socioambientais e promove atividades que contribuem de forma significativa para o aprendizado dos estudantes.
“Esta é a 11ª edição do projeto “Oca vai à Escola”. e a Semed promove atividades voltadas para temas socioambientais, onde contamos sempre com a participação de diversos parceiros, que proporcionam uma manhã proveitosa, criativa e repleta de conteúdos relevantes para os alunos. Os estudantes estão aproveitando, felizes em receber todos os parceiros e por terem aprendido bastante”, destacou Renato.
De acordo com a palestrante da equipe de Educação de Trânsito do IMMU, Rineida Liege, a parceria entre as instituições é antiga e tem grande importância para conscientizar os estudantes sobre as ações voltadas à educação no trânsito.
“Nossa participação nesse projeto representa uma parceria de longa data e de grande relevância, não apenas para o meio ambiente e o trânsito, mas também para o fortalecimento da educação voltada à cidadania. A iniciativa se integra aos projetos já desenvolvidos pela nossa instituição, abordando de forma específica a relação entre trânsito e meio ambiente com as crianças. Trabalhamos temas como o descarte correto de lixo e os efeitos da poluição, sempre com o objetivo de despertar nos alunos uma consciência crítica sobre esses impactos e a responsabilidade de cada um na construção de um futuro mais sustentável”, destacou Rineida.
Para Benjamin Santos, 7, do 1º ano, as atividades foram fundamentais. “Aprendi muito sobre a faixa de pedestre, o trânsito e o cuidado com os dentes. Aprendi que não podemos comer muito doce e sempre escovar os dentes. No trânsito, precisamos atravessar na faixa de pedestre e sempre observar o semáforo. Eu gostei muito dessas atividades”, disse Benjamin.