Dia do Árbitro Esportivo: Governo do Amazonas destaca amazonense que integra quadro da Fifa

Anne Kesy Gomes de Sá concilia a carreira internacional na arbitragem com o trabalho no Programa RespirAR

Anne Kasy, atuando como arbitra assistente - Foto: Divulgação / Sedel

Nesta quinta-feira (11/09), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), celebra o Dia do Árbitro Esportivo, data que reconhece a importância desses profissionais para o esporte. Entre os nomes de destaque está Anne Kesy Gomes de Sá, árbitra assistente que compõe o quadro da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e atua como profissional de Educação Física no Programa RespirAR, iniciativa de referência nacional em saúde e qualidade de vida.

Para o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, a trajetória de Anne reforça o compromisso do Governo com a valorização do esporte e seus profissionais. “O Governo do Amazonas segue investindo no desenvolvimento esportivo, apoiando tanto atletas quanto profissionais que atuam diretamente nas competições. Anne é um exemplo de dedicação e competência, que enche de orgulho o nosso estado”, destacou.

Anne ingressou na arbitragem em 2009 e, desde 2022, integra o quadro da Fifa. A amazonense esteve em torneios como a Libertadores da América, a final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, jogos da Copa do Brasil e das quatro divisões do Campeonato Brasileiro.

“Foi através da arbitragem que transformei minha vida. Pude conhecer outros países, culturas e pessoas. Então, o Dia do Árbitro é um dia muito importante para a gente comemorar. O esporte precisa dessa figura, para que o jogo flua, as regras sejam aplicadas e o esporte seja praticado de forma justa”, afirmou Anne Kesy.

Em outubro, Anne representará a arbitragem amazonense na Copa do Mundo Feminina Sub-17, no Marrocos, marcando sua primeira participação em uma competição oficial da Fifa. A árbitra relembra os momentos que considera mais importantes na trajetória e as conquistas que a conduziram até aqui.

“O marco da minha carreira foi a primeira final do Campeonato Amazonense. Depois vieram as oportunidades na CBF, chegando à Série A do Brasileiro, um passo muito importante. Entrar no quadro da Fifa e atuar em competições da Conmebol foram conquistas marcantes. E, agora, terei a honra de participar da minha primeira Copa do Mundo, um sonho que jamais imaginei alcançar”, exaltou Anne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui