Prefeitura de Parintins apoia iniciativa de liderança jovem agronegócio do município

Com apoio da Prefeitura de Parintins, a empreendedora Olivian Júlia Farias, da Granja Caipycria, certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), participa da 6ª Edição do Programa CNA Jovem do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o projeto denominado Avis’Ação. A iniciativa conta com suporte técnico da Secretaria Municipal de Produção Rural.

Olivian Júlia compartilhou o projeto com representantes de instituições públicas e produtores no Sindicato Rural de Parintins na quarta-feira (10/09). Nesta quinta-feira (11/09), a agenda foi de visita na Granja Caipycria, no Ramal do Reis, na comunidade do Macurany, com a presença da médica veterinária Huanna Pontes, chefe do Departamento do SIM, do zootecnista Alexandre Góes, e de produtores, onde houve o compartilhamento de experiência na criação de aves de postura (produção comercial de ovos).

As atividades da iniciativa Avis’Ação visam a integração das instituições do setor agropecuário com os produtores e transmitir conhecimentos a serem aplicados nas criações de subsistência ou de avicultura familiar. “Nós recebemos apoio da Secretaria Municipal de Produção pelo SIM, serviço de inspeção. Com isso, a gente pode comercializar nosso produto no município. Também temos orientações técnicas em parceria com a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) e outros órgãos”, descreve Olivian Julia.

O desafio de Olivian Júlia é buscar soluções viáveis para facilitar o acesso dos produtores avícolas às políticas públicas vigentes e regularização das atividades. “A visita na granja é para mostrar um pouco a estrutura, a forma que trabalhamos e falar da nossa trajetória até aqui. Eu acredito que seja muito enriquecedor para quem trabalha ou quer iniciar no setor. Temos uma carga de experiência de cinco anos de atuação na área e resolvemos empreender. A avicultura é a nossa principal fonte de renda familiar”, pontua a participante.

A iniciativa Avis’Ação é acompanhada por diversas instituições do setor agropecuário como o Sistema CNA/Senar, Prefeitura de Parintins, Secretaria Municipal de Produção Rural, Sindicato Rural de Parintins, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), Ufam, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS). O CNA Jovem é um programa do Sistema da Confederação Nacional da Agricultura e do Senar.

Texto e fotos: Gerlean Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui