Com o objetivo de promover a conscientização ambiental desde a Educação Infantil, professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Manaus, participarão, na próxima terça-feira, 16/9, da 3ª edição do “Prêmio Escolas Sustentáveis”, promovido pela Fundação Santillana, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). O evento ocorrerá de 16 a 18/9, em São Paulo, reunindo escolas de destaque de todo o Brasil, além de participantes do México e da Colômbia.
O projeto “IncluARTE – SustentART: a sustentabilidade na arte como promotora da inclusão em um território degradado”, da creche municipal Magdalena Arce Daou, no bairro Santa Luzia, zona Sul da capital, será apresentado na etapa nacional da premiação de iniciativas inovadoras em sustentabilidade educacional. Os vencedores de cada país recebem R$ 17,5 mil para ampliar seus projetos e ainda concorrem à etapa internacional.
Na ocasião, a gestora da creche, Jucilene Seixas, destacou o orgulho de representar o projeto “IncluARTE – SustentART” entre os cinco finalistas de todo o país. “É uma imensa alegria representar nossa creche como finalista nacional da 3ª edição do Prêmio Escola Sustentável 2025. Este reconhecimento confirma que a educação infantil, mesmo na fase da creche, desempenha um papel essencial na construção de um futuro mais justo, consciente e sustentável”, afirmou.
A professora e coordenadora do projeto, Maria Raquel Santos, e a gestora Jucilene Seixas, representarão Manaus na cerimônia nacional, onde será exibido um vídeo sobre a experiência ao lado dos demais finalistas. As duas apresentarão o projeto “IncluARTE – SustentART”, mostrando, por meio das ações registradas no vídeo, o impacto e a importância da iniciativa durante a cerimônia.
De acordo com Maria Raquel, participar do prêmio é motivo de orgulho para todos da creche municipal Magdalena Arce Daou. “Ser finalista mostra que a educação infantil pública tem potência, pode inovar e transformar vidas. O nosso jardim sensorial, criado dentro de uma creche de Manaus, hoje é reconhecido em todo o Brasil graças a um trabalho coletivo de muitas mãos”, ressaltou Raquel.
O projeto finalista “Incluir e Sustentar: a Arte e a Sustentabilidade na Arte como Promotora de Inclusão em um Território Degradado”, da creche municipal Magdalena Arce Daou, envolvem parcerias com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), secretarias municipais e apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Estado do Amazonas, e já beneficiou cerca de cinco mil pessoas, promovendo inclusão, arte e sustentabilidade no território do igarapé do 40.