Amazonas se destaca na etapa Norte do Prêmio Finep de Inovação 2025

Premiação evidencia o protagonismo do Amazonas em iniciativas de pesquisa e tecnologia

Foto: Ayrton Lopes / Fapeam

O Amazonas teve destaque na etapa regional do Prêmio Finep de Inovação 2025, em solenidade realizada na tarde de quarta-feira (24/09), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O evento foi promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ao todo, 12 projetos do Amazonas foram indicados para esta etapa, dos quais 8 desses são fomentados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). Os projetos foram avaliados por sua originalidade, impacto econômico e social, e capacidade de promover soluções inovadoras em setores estratégicos da economia.

Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, destacou que o prêmio simboliza o esforço de ampliar a integração das regiões e corrigir desigualdades regionais.

“Esse prêmio tem um significado especial. Ele simboliza o esforço que a Finep tem no sentido de ampliar cada vez mais a integração das regiões, corrigindo desigualdade histórica e garantindo que ciência e inovação cheguem a cada canto do território nacional. A atuação da Finep em toda a região norte é uma conquista coletiva, construída com diálogo, presença institucional e muito trabalho”, explicou.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou a importância das parcerias institucionais e o apoio do Governo do Amazonas à inovação no estado.

“As parcerias são sempre muito bem-vindas, porque elas fortalecem a área de CT&I e ampliam as possibilidades para nossos pesquisadores. Nós tivemos vários projetos aqui como finalistas, apoiados por uma parceria entre a Finep e a Fapeam. Temos muito orgulho de todos que chegaram à etapa final desse processo, especialmente quando nós identificamos finalistas entre 3 mil concorrentes. É motivo de orgulho para todos nós”, declarou Márcia Perales.

Entre os projetos apoiados pela Fapeam, foram premiados: Desenvolvimento Estrutural de um Veículo de Efeito Solo para a Amazônia, da Barco Voador Engenharia e Desenvolvimento; Uso de Inteligência Artificial na otimização do processo e controle de qualidade da manufatura da bioeconomia Amazônica, da Getter; Comprovação operacional pela qualificação e finalização de bioprocesso para produção de bioinsumo amazônico liofilizado, da BioAmazon; e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), premiado na categoria Infraestrutura de P&D em ICTs, com o projeto Centro Temático para Fortalecimento e Desenvolvimento da Bioeconomia na Amazônia.

Os vencedores regionais receberão o Selo Prêmio Finep de Inovação 2025 e seguirão para a etapa nacional, prevista para dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui