Mania de Ler proporciona leitura e experiências tecnológicas para alunos de Iranduba

O programa é coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Foto: Aguilar Abecassis / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Os alunos da Escola Municipal Manoel Gomes Macedo, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), receberam, na sexta-feira (26/09), o programa Mania de Ler, coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à leitura e à cultura, levando livros, atividades lúdicas e experiências tecnológicas a crianças e comunidades com pouco acesso a bibliotecas e centros culturais.

O programa atua por meio da Biblioteca Volante, que conta com um acervo de mais de mil títulos da literatura regional e nacional, distribuídos em duas unidades móveis voltadas especialmente para o público infantil.

Segundo a gerente do programa, Oiana Couto, a iniciativa já atendeu mais de 10 mil crianças neste ano, em municípios como Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva, além de comunidades do entorno de Manaus.

“O objetivo do programa é levar literatura, livros de qualidade, acesso à leitura para as comunidades tanto da capital como do interior do Estado. No ano de 2025, nós temos o atendimento já de mais de 10 mil crianças, tanto na capital como no interior”, explicou a gerente.

O gestor da Escola Municipal Manoel Gomes Macedo, James Maurício, destacou a importância do programa. “Fiquei muito feliz em receber o Mania de Ler. É conhecimento chegando à comunidade, algo novo para nossos alunos, que muitas vezes nunca tiveram contato com tecnologias como os óculos de realidade virtual. A Biblioteca Volante traz livros que não temos, e isso é motivo de grande alegria para a escola e a comunidade”, afirmou.

A aluna Maria Luísa, de 7 anos, destacou seu entusiasmo com os livros e o programa. “Eu amo ler! Estou muito feliz de poder conhecer livros novos. Quero que o Mania de Ler volte sempre!”, disse, referindo-se à obra que escolheu na Biblioteca Volante.

Recursos tecnológicos

Além da Biblioteca Volante, a escola também recebeu a van do MovCEU, um veículo adaptado com recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, estúdio de podcast, filmadora, projetor e palco, leva experiências culturais e tecnológicas para comunidades que dificilmente teriam acesso a esse tipo de recurso.

Para a pedagoga Thaiane Teixeira, a experiência estimula o interesse pela leitura e aproxima os estudantes da tecnologia desde cedo. “É uma oportunidade de incentivar a leitura e enriquecer a aprendizagem. O contato com o mundo virtual desperta curiosidade e atenção das crianças, tornando a educação mais lúdica e envolvente”, disse.

O Mania de Ler é fruto de parceria entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Cultura (MinC), reafirmando o compromisso com a promoção de direitos culturais, a cidadania e o incentivo à leitura em todo o estado.

Próxima atividade

O programa Mania de Ler estará, no dia 1º de outubro, das 8h às 10h30, na Escola Municipal Firmes na Fé, localizada na rua 11, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, com atividades lúdicas de leitura mediada, consulta local ao acervo literário e interação com as crianças referentes às obras lidas.

No mesmo dia, mas no período da tarde, das 13h às 15h, o programa estará na Escola Municipal Santa Rosa II, na rua Rio Purus, bairro Tarumã, zona oeste, com as mesmas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui