No dia 1º de outubro, é celebrado em todo o país o Dia do Vereador. A data foi instituída em 1984 e tem como objetivo homenagear os parlamentares que atuam diretamente nos Legislativos Municipais, representando os cidadãos e aproximando as demandas da comunidade do poder público. Nesta data, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) destaca o papel fundamental dos vereadores na democracia.
O vereador é considerado o representante político mais próximo da população. Entre suas principais atribuições estão legislar sobre assuntos de interesse do município, fiscalizar as ações do Poder Executivo Municipal, representar os moradores perante os órgãos competentes e promover debates sobre temas de relevância social.
De acordo com o vereador Sérgio Baré (PRD), que está em seu primeiro mandato na CMM, exercer essa função exige dedicação e preparo.
“Ser vereador é representar a população que lhe deu esse mandato, essa oportunidade. É também ser legislador, fiscalizador, estar presente na vida das pessoas, das comunidades, acolhendo as demandas, levando a voz da população para o poder público, cobrando uma execução. É tudo bastante diferente do mundo que eu vivia até então, até dezembro do ano passado. Precisa estudar, ler bastante, conhecer sobre leis. Não é fácil estar nessa posição, mas ninguém nos obrigou a estar aqui. Nós quisemos, e agora é hora de responder, de se colocar à frente e jamais de se isentar das responsabilidades”, disse.
O vereador Zé Ricardo (PT) também destaca a relevância do cargo por sua proximidade com a realidade da população e os problemas cotidianos das cidades.
“Ser parlamentar, vereador, é muito importante comparado às outras instâncias, porque ele vai estar mais próximo do povo, olhar o dia a dia da cidade, de onde nós moramos, os problemas que as pessoas enfrentam, seja na limpeza, transporte etc. Temos essa necessidade e oportunidade de trabalhar para melhorar a vida das pessoas na cidade, e, pra mim, é uma das funções mais importantes que nós temos”, contou.
A origem da palavra “vereador” remete ao latim, a partir de termos como veredus (cavalo de viagem, de correio) e verea (vereda, caminho). Esses termos deram origem ao verbo “verear”, que significa cuidar, zelar, vigiar e administrar os caminhos e o bem público. Inicialmente, a função estava ligada à vigilância das veredas comunitárias, mas, com o tempo, passou a ser exercida como cargo eletivo nos municípios.
Atualmente, os vereadores são eleitos a cada quatro anos e exercem papel fundamental na democracia, servindo de elo entre a população e o poder público, além de contribuir para a criação de leis e a fiscalização da gestão municipal.
Para o vereador Gilmar Nascimento (Avante), além de preparo e competência, é fundamental que o parlamentar tenha sensibilidade para ouvir e representar a vontade popular.
“Na minha concepção, um vereador precisa ter preparo, competência e sensibilidade, sabendo discernir entre a vontade dele e a vontade do povo, respeitando sempre a Constituição Federal. Importante também o compromisso com a verdade, não se deixando contaminar com questões ideológicas que não levam a nada, porque, independente de direita ou esquerda, quem está acima disso é o povo”, explicou.
Já o vereador Eduardo Alfaia (Avante) ressalta o papel direto dos vereadores na formulação de políticas públicas e na fiscalização dos recursos municipais.
“Ser vereador é ser aquela pessoa que está dia a dia na labuta, na comunidade, no seu nicho de atuação, tendo um papel significativo nas políticas públicas municipais, fiscalizando as ações do município. Somos quem ajuda no orçamento público, aplicando nas áreas necessárias”, enfatizou.
O Dia do Vereador, portanto, é uma oportunidade de reconhecer o trabalho desses representantes, que estão diretamente ligados ao cotidiano e às necessidades da comunidade.
Fotos: Cleuton Silva e Eder França/Dicom