Semana ‘S do Saeb’ mobiliza escolas da rede estadual de ensino na capital

Objetivo é informar pais e responsáveis além de preparar os alunos para a aplicação da avaliação

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Com foco nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, a Secretaria de Educação e Desporto Escolar, está realizando a ‘Semana S do Saeb’. Este ano, alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio participarão da avaliação que tem como principal objetivo diagnosticar a qualidade da educação no Brasil.

À frente da mobilização, a Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), tem atuado em diferentes frentes. Na “Semana S do Saeb”, por exemplo, a ideia é sensibilizar os pais e responsáveis quanto a importância da participação dos alunos, preparar a comunidade escolar e, principalmente, os alunos que serão avaliados.

A aplicação do Saeb 2025 será realizada no período de 20 a 31 de outubro, com os estudantes de 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Semana S de Saeb

A Escola Estadual (EE) Balbina Mestrinho, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, já recebeu as atividades da Semana S. Na segunda-feira (06/10), os alunos de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental e seus responsáveis participaram da mobilização por meio de uma atividade pedagógica. Com uma apresentação regional realizada pelos estudantes e uma contagem regressiva, os responsáveis receberam orientações sobre o Saeb.

Segundo a coordenadora adjunta dos Anos Iniciais da Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1), Sandra Vieira, essa participação dos pais é fundamental devido, principalmente, a novidade desta edição onde, pela primeira vez, acontecerá um questionário socioeconômico voltado para as famílias e responsáveis pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

“Nós teremos professoras para auxiliar na realização deste questionário. Precisamos mostrar para eles que este é também um processo que faz parte da avaliação externa e é muito importante conseguirmos o maior número de pais possível”, explicou a coordenadora.

A professora de matemática, Brenda Castelo, como uma das responsáveis pelas atividades preparatórias para o Saeb na escola, explicou que os responsáveis pelos alunos também receberam orientações de como eles podem colaborar positivamente para a realização da avaliação da melhor forma possível.

“Nós estamos trabalhando arduamente para que eles saiam bem. Estamos trabalhando com gincanas, com simulados, com aulões e estamos seguindo assim em um trabalho coletivo juntamente com os pais que são nossos parceiros”, disse a professora Brenda.

Uma das alunas que realizará a prova, Eduarda Hidalgo, 10  anos, aluna do 5º ano do Fundamental, já está ciente quanto a realização da prova e contou que vem estudando em casa e na escola para se preparar. “É uma prova feita pelo MEC para avaliar o que cada escola está proporcionando e para melhorarem cada vez mais a educação. Os professores estão passando revisões para os conteúdos que talvez possam cair na prova e a gente está estudando cada vez mais”, contou a aluna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui