O auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na avenida Maceió, zona Centro-Sul da cidade, ficou pequeno para tanta animação durante a abertura do “Viradão Saeb – Aulas E+ Show” 2025, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da rede municipal de Educação. Nesta quarta-feira, 8/10, primeiro dia, cerca de 500 alunos do 5º ano do ensino fundamental participaram, nos turnos da manhã e tarde, de um verdadeiro show de aprendizado e energia.
A programação segue ainda nos dias 9, 13 e 14/10 (quinta, segunda e terça-feira), com estudantes do 5º e 9º ano. Ao todo, a iniciativa deve mobilizar 35.975 estudantes da rede municipal, sendo 22.664 do 5º ano, de 306 escolas, e 13.311 do 9º ano, de 141 unidades, que acompanharão as atividades também pelo YouTube, no canal oficial da Semed.
Pela manhã, participaram as turmas das escolas municipais José Carlos Martins Mestrinho, Professora Maria das Graças Andrade Vasconcelos, Ruth Costa, Madalena dos Santos, Ricardo Parente, Manoel Francisco Garcia e Esther. À tarde é a vez dos estudantes das unidades Maria Rufina de Almeida, Deputado Ulisses Guimarães, Antônio Moraes, Rui Barbosa Lima, Nossa Senhora do Rosário e Monte Horebe. Todos se envolveram nos aulões de Língua Portuguesa e Matemática no formato de game show, com quiz, desafios, música e muitas premiações.
O clima foi de total envolvimento, os estudantes vibraram, cantaram, torceram e mostraram que aprender também pode ser divertido. A proposta do viradão é justamente transformar o estudo em um momento leve e motivador, reforçando os conteúdos de forma criativa antes da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, conversou com os alunos e destacou a dedicação de todos os servidores da Semed na preparação para o Saeb.
“Criançada, que alegria estar aqui com vocês. O Saeb que se cuide, porque estamos muito preparados. Ver todos tão dedicados mostra que aprendemos juntos e que ninguém precisa ter medo da prova. Crescemos, nos apoiamos e aprendemos coletivamente”, afirmou Júnior Mar, que também ministra dicas de Língua Portuguesa no projeto 6º Tempo.
Marvyson Darley, conhecido como “Professor Carequinha”, comandou um aulão de Matemática, cheia de energia e interação. “Meu objetivo é que eles aprendam se divertindo e participando ativamente. Cada desafio é uma oportunidade de fixar o conteúdo e se preparar para a prova de maneira leve e animada”, afirmou o professor, incentivando a participação de todos.
Reinaldo Ferreira, professor na escola municipal Professor José Carlos Martins Mestrinho, ressaltou que o “Viradão Saeb” é um momento de celebração e reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
“O ‘Viradão Saeb’ é um momento de coroar o esforço de alunos e professores. Ver nossos estudantes empolgados, participando e aprendendo com alegria é muito gratificante. Nossa escola teve a honra de representar Manaus em Brasília, o que mostra que o trabalho em equipe, o apoio das famílias e o comprometimento dos professores fazem toda a diferença”, afirmou.
Vinícius Ferreira, de 11 anos, da escola Ruth Costa, participou do evento pela primeira vez e falou com entusiasmo sobre a experiência.
“Estou muito feliz de participar do viradão. É a primeira vez que faço algo assim e adorei cada momento. Os professores estão nos ajudando muito, as atividades são divertidas e me fazem sentir mais confiante. Estou preparado para fazer a prova e espero mostrar tudo que aprendi este ano. Foi incrível poder estar aqui e sentir essa energia junto com todos os colegas”, concluiu.