
Parte do restaurante Jamile, localizado na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou por volta das 12h desta quarta-feira (8). Uma mulher morreu após ficar presa sob os escombros e sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Segundo relatos de funcionários, a estrutura que cedeu foi o mezanino. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros mencionou que o desabamento poderia ter sido causado por uma explosão de gás, mas essa informação foi descartada posteriormente.
Ao todo, seis pessoas ficaram sob os escombros do restaurante, que fica na Rua 13 de Maio, 647, conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Cinco delas foram resgatadas com ferimentos.
O local mobilizou um grande aparato de socorro e segurança. Dez viaturas do Corpo de Bombeiros, do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Polícia Militar (PM) e da Defesa Civil estavam no endereço até a última atualização desta reportagem.
Quatro das vítimas foram levadas em ambulâncias do Samu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro, a UPA Vila Mariana, Pronto-Socorro Convênio Salvalus e Pronto-Socorro São Paulo, segundo a polícia. Outra vítima estava sendo atendida diretamente pelo Samu.
De acordo com os bombeiros, as vítimas socorridas saíram com dores nas costas e escoriações.
Envolvimento de Henrique Fogaça

O restaurante é coordenado pelo chef Henrique Fogaça, conhecido por seu papel como jurado do programa “Masterchef”, da Band.
Em nota, o chef se manifestou sobre o acidente. Ele lamentou profundamente o ocorrido e esclareceu que não é o dono do restaurante. A declaração de Fogaça visou manifestar solidariedade integral às vítimas e seus familiares.
Apesar de estar fora do país, o chef afirmou que está em contato constante com os responsáveis e acompanhando de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do desabamento.