Gincana ocorreu durante os quatro dias da Feira da Qualidade, do Programa Qualidade Amazonas, que reuniu inovação, gestão e responsabilidade social, consolidando Manaus como referência nacional em excelência corporativa
O Programa Qualidade Amazonas realizou nesta sexta-feira (17) a entrega de quase cinco toneladas de alimentos arrecadadas durante a gincana solidária do PQA 2025. Os alimentos foram entregues na Cúria da Arquidiocese, bairro Centro, na Zona Sul de Manaus. Os alimentos foram doados por empresas e secretarias de estado participantes da Feira da Qualidade como a Tutiplast, AJM Condomínios, Polícia Militar, Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), Polícia Militar, Knauf, Inventus, 2º Grupamento do Exército, Tellescom, Cigás, Musashi da Amazônia e Cigs.
De acordo com a coordenadora do Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria) da Fieam, Erlen Montefusco, os alimentos serão distribuídos entre as pastorais Carceária, dos Povos de Rua e da Saúde. Além disto, as duas organizações que doaram o maior quantitativo de alimentos deverão receber um troféu.
“As dez organizações que doaram vão receber um certificado e as duas que fizeram a doação de maior número vão receber um troféu de organização solidária. É muito gratificante a gente conseguir sensibilizar outras organizações para essa questão social. Através do PQA, essas empresas veem uma forma de fazer a ação solidária e entregar, porque, às vezes, a nossa dificuldade é saber para quem doar. Este ano, tivemos um aumento tanto de participantes na Feira da Qualidade como de doações, chegando a quase cinco toneladas arrecadadas. Conforme as feiras vão acontecendo, a gincana vai tomar mais força”, destacou.
A secretária da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Daniele Silva, agradeceu ao PQA.
“Esses alimentos serão destinados para as famílias que são acompanhadas por essas pastorais. Só temos a agradecer por essas doações, pois elas vão fazer toda a diferença. Agradecemos de coração, grandemente à Fieam e aos demais envolvidos nas doações”, disse.
Doação combate insegurança alimentar
A doação de alimentos de forma social é fundamental para combater a fome e a insegurança alimentar, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a refeições dignas. Além de promover a solidariedade e o senso de responsabilidade coletiva, essa prática ajuda a reduzir o desperdício de alimentos e fortalece as redes comunitárias, aproximando pessoas e instituições em torno de um propósito comum. Também contribui para a conscientização social, estimulando atitudes mais humanas e sustentáveis no enfrentamento das desigualdades.
Segundo o Tenente Polari, da PM, os alimentos foram arrecadados nas escolas de formação de soldados e de oficiais.
“Como são os batalhões que têm uma quantidade maior de policiais dentro da unidade, é muito mais fácil o acionamento deles para que a gente pudesse mobilizar e fazer esse recolhimento. A participação da Polícia Militar nesse evento já é um grande passo para a gente. Poder contribuir, fazer uma contribuição social só engrandece tanto o evento quanto o nosso sentimento com relação ao evento”, disse ao ressaltar que os soldados e oficiais conseguiram arrecadar mais de uma tonelada de alimentos.
A 2ª Tenente Katiany Lima, representante do 2º Grupamento de Engenharia do Exército, explicou que a doação serve de impulso para que as pessoas possam buscar melhorias de vida de forma digna. “M
“Essa distribuição de cestas básicas mostra um pouco da caridade que o ser humano deve ter com os menos favorecidos a fim de ajudá-las a reintegrá-las à sociedade, a ter o mínimo de dignidade, uma alimentação diária e isso faz com que dê um ar a mais para essas pessoas continuarem lutando, vivendo, buscando alguma melhoria de vida”, avalia.
Feira da Qualidade 2025
A Feira da Qualidade 2025 encerrou após quatro dias de inovação, gestão e responsabilidade social, consolidando Manaus como referência nacional em excelência corporativa. Com aumento de 30% na participação, o evento destacou projetos inovadores, avanços tecnológicos e iniciativas sociais inclusivas
Promovido pelo Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria) da Fieam, o PQA 2025 recebe apoio do Sesi, Senai, Sebrae e do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti. A iniciativa privada também participa, representada pelas empresas Pam Plásticos, Q3 Qualidade, Click IP e TS Suprimentos.