Em um concerto que une delicadeza e força política, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) apresenta nesta terça-feira (21/10), às 20h, no Teatro Amazonas, o programa “Pärt / Shostakovich”, uma homenagem a dois compositores que desafiaram os limites impostos pela repressão política na antiga União Soviética e do nazismo. As reservas para o espetáculo já estão disponíveis no site shopingresso.com.br
A regência, o piano e a direção musical são do maestro Marcelo de Jesus, com participação do pianista Nikolay Mutafchiev como solista convidado.
O repertório celebra os 90 anos de nascimento de Arvo Pärt, compositor estoniano conhecido por sua estética minimalista e espiritual, e os 50 anos da morte de Dmitri Shostakovich, o russo que sobreviveu às pressões e perseguições do regime soviético. Obras como “Cantus in Memoriam Benjamin Britten”, “Frates”, “Summa”, “Festina Lente” e “Trisagion” dividem espaço com o Concerto para Piano nº 2 (Adagio) e a intensa Sinfonia de Câmara Op. 110a, composta em memória das vítimas do totalitarismo.
“Mais do que efemérides, este programa reflete o próprio DNA da OCA. Arvo Pärt e Shostakovich simbolizam dois extremos que sempre nos interessaram: o silêncio e o grito, o espiritual e o humano. São vozes que, de maneiras opostas, falam da mesma busca — a de sentido e beleza em meio ao caos”, afirmou o maestro Marcelo de Jesus.
A apresentação, com duração de uma hora e classificação indicativa de 10 anos, terá ingressos a R$ 10 para plateia e frisas, e entrada franca para os demais lugares. O espetáculo integra a Temporada de Concertos da OCA, que há mais de duas décadas rompe fronteiras e propõe uma leitura amazônica da música de concerto — cruzando gêneros, aproximando públicos e reafirmando o papel da arte como resistência e diálogo.
Criada em 2002, a OCA é reconhecida por sua versatilidade e pela forma como aproxima a música de concerto de diferentes públicos. Além de integrar a temporada de concertos do Teatro Amazonas e o Festival Amazonas de Ópera, o grupo mantém projetos educativos e inclusivos, levando a música a escolas, instituições sociais e espaços alternativos. Ao longo de mais de duas décadas, a orquestra consolidou-se como uma das principais referências da música viva (clássica) na região Norte.
Programa da noite
Arvo Pärt – 90 anos de nascimento
- Cantus in Memoriam Benjamin Britten
- Frates
- Summa
- Festina Lente
- Trisagion
Intervalo
Dmitri Shostakovich – 50 anos de falecimento
- Concerto para Piano nº 2 – II. Andante
- Sinfonia de Câmara Op. 110a
Largo
Allegro molto
Allegretto
Largo
Largo
Solista: Nikolay Mutafchiev
Direção musical, piano e regência: Marcelo de Jesus