O Hospital Santa Júlia, localizado em Manaus (AM), acaba de ser certificado com nível Excelência da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Reconhecido como o maior e mais completo hospital da Região Norte, concentra em um só lugar todos os serviços médico-hospitalares, desde atendimentos ambulatoriais até procedimentos e cirurgias de alta complexidade.
De acordo com a gerente de Qualidade do HSJ, Adailza Ramos, o hospital realiza, em média, 27 mil atendimentos mensais, com predominância de pacientes cirúrgicos de alta complexidade. “O Hospital Santa Julia, com mais de 30 anos de história, sempre priorizou a qualidade e segurança nos serviços prestados. Receber a certificação nível Excelência é um reconhecimento do papel da instituição para a sociedade amazonense”, destaca.
Na prática, para Adailza, ser atendido em um hospital acreditado é sinônimo de resolutividade no atendimento e desfechos clínicos mais eficazes. A executiva conta que as principais mudanças implementadas para atender aos critérios de qualidade e segurança começaram em 2014, na busca pela primeira certificação (Nível 1). Desde então, o hospital vem desenvolvendo uma cultura justa com base nas diretrizes da segurança do paciente, organização de processos, gerenciamento de resultados efetivos, além da maturidade de gestão estratégica.
Outro pilar essencial no HSJ é a humanização do atendimento. “Temos um comitê de humanização regulamentado pelos órgãos responsáveis, engajado em um atendimento personalizado e focado na criação de vínculos sólidos com os pacientes”, afirma.
Atualmente o Hospital Santa Julia avança na informatização integral dos processos assistenciais, com meta de finalização em 2026. Entre os próximos passos em relação à melhoria contínua, estão o aumento de novos negócios, investimentos na infraestrutura e a construção de um parque tecnológico focado na resolutividade dos desfechos clínicos.





