Em um mundo onde a comunicação é cada vez mais estratégica, os podcasts se consolidam como uma poderosa ferramenta. O Brasil já soma 31,94 milhões de ouvintes, segundo a PodPesquisa 2024/2025, da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod). O dado evidencia o potencial desse formato não apenas como entretenimento, mas como meio de propagação de conhecimento, construção de vínculos e reflexão sobre temas essenciais.
É nesse contexto que nasce o “Diálogos Benevolentes”, uma produção da Benevolência, com apoio de sua rede de parceiros. O projeto propõe criar um espaço de escuta ativa, baseado nas iniciativas sociais que a organização apoia em Manaus (AM), em municípios do interior e em territórios de povos tradicionais.

“Esse podcast foi inspirado nas reflexões que temos sobre projetos, questões ambientais, econômicas e sociais, mas também em sonhos que acreditamos serem possíveis quando estamos juntos. Então, o ‘Diálogos Benevolentes’ surge dessas trocas”, compartilha Paula Carramaschi Gabriel, fundadora da Benevolência.
Serão convidados agentes engajados na transformação das suas realidades, como líderes de iniciativas sociais, representantes de comunidades tradicionais amazônicas e agentes periféricos. Cada episódio terá uma abordagem espontânea e sincera, sobre vários temas pertinentes para a região.
“Esperamos que as pessoas despertem para a ideia de ouvir, conversar e se inspirar em ações para transformamos a região onde moramos”, complementa.
Episódio piloto
O episódio de estreia contou com a participação de Jander Manauara, rapper, produtor e voz ativa em iniciativas que promovem a diversidade cultural nas periferias.
Um dos pontos discutidos foi o potencial de adaptação dos projetos sociais periféricos diante de novas circunstâncias, evidenciando uma resiliência essencial para o desenvolvimento da região.
“Acho que falta também olhar a ponta não só como o lado braçal, mas como um lado de soluções. Nós percebemos que as periferias, os projetos e as organizações já estão adaptadas. Se faltar água, a galera que tiver um poço artesiano vai dar um jeito de alimentar e dar água para todo mundo. Isso é uma questão de ‘coletivar’. Vimos isso também na época da [pandemia de] COVID”, afirma Jander Manauara.
Com cerca de 23 minutos de duração, a conversa ainda abordou outros assuntos, como amizade, racismo estrutural, crise climática, descentralização de recursos do eixo Sul-Sudeste, valorização de vozes locais, construção de políticas públicas e transformação social na Amazônia.
Os episódios estão disponíveis gratuitamente no Spotify, open.spotify.com/show/1LYxzwLcIs2UfVRukkEXvt, e YouTube, www.youtube.com/@somosbenevolencia.
“Diálogos Benevolentes” é uma realização da Benevolência e de sua rede de parceiros, com a participação do rapper e ativista, Jander Manauara, as jornalistas Jakeline Xavier e Emanuelle Araújo, e o videomaker e DJ, Matheus Oliveira. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais: @somosbenevolencia.





