Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

Durante a cerimônia que celebrou os 27 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizada nesta terça-feira (25/11), o Governo do Amazonas destacou o maior ciclo de investimentos já realizado na corporação. As medidas fortalecem e ampliam a presença do Corpo de Bombeiro em todo o estado, além de modernizar estruturas de combate a incêndio.

 

Ao comentar os investimentos realizados desde 2019, o governador Wilson Lima afirmou que a modernização do Corpo de Bombeiros tem impacto direto na vida da população, refletindo em mais segurança, agilidade e presença do Estado.

 

“Essa é uma entrega que estamos fazendo para aqueles que contribuíram de forma significativa para o melhoramento do Corpo de Bombeiros e para a ampliação da nossa estrutura, principalmente no interior. Nós ampliamos a presença da corporação, investimos em tecnologia e fortalecemos o efetivo, e quem ganha com isso é a população, que agora conta com homens e mulheres mais preparados para responder quando é preciso, tanto na capital quanto no interior”, afirmou o governador.

 

Em 2025, a presença dos bombeiros no interior saltou de 11 para 22 municípios com estruturas permanentes, resultado da implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs) em parceria com administrações municipais. Ao longo do ano, 16 novas bases foram entregues, e para 2026 estão previstas outras cinco unidades, ampliando a cobertura para 32 municípios — um crescimento de quase 200%.

 

Além da interiorização, o Governo do Estado reforçou o fortalecimento operacional com convocações de concursados e o reforço do efetivo, aquisição de equipamentos e viaturas especializadas, modernização de instalações do Comando-Geral e de unidades regionais, além de ampliação da frota de embarcações de atendimento fluvial. Desde o concurso de 2022, foram chamados 53 oficiais e 400 soldados, totalizando 185 já atuando e 212 concluindo formação. A corporação também incorporou 564 concursados de 2009, elevando o efetivo total de 692 para 1.537 bombeiros em 2025, um aumento de 122%.

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, destacou que o processo de modernização tem garantido avanços reais no atendimento à população. Ele ressaltou o esforço contínuo da tropa e agradeceu o apoio institucional do governador Wilson Lima, enfatizando que os investimentos têm resultado em respostas mais rápidas e eficazes às demandas do estado.

 

“Estamos comemorando 27 anos de emancipação, 149 anos de existência e um processo de expansão virtuosa. Isso é fruto de muito investimento, em materiais, equipamentos, viaturas e no ingresso de efetivos. Em 2026, vamos expandir para mais municípios. É a maior expansão que o Corpo de Bombeiros já presenciou em toda a sua existência. E dessa forma nós estaremos mais próximos das pessoas, mais próximos das comunidades mais distantes e, assim, entregando serviço de mais qualidade a quem precisa no interior do nosso estado”, enfatizou.

 

A expansão também foi destacada pelos gestores municipais contemplados com novas unidades do Corpo de Bombeiros. A prefeita de Maués, Macelly Veras, ressaltou que 2025 marcou um avanço histórico para o município, que recebeu pela primeira vez uma base da corporação, reforçando a segurança e a capacidade de resposta a ocorrências.

 

“Maués este ano recebeu o GCIP. É a primeira vez que o município recebe uma unidade do Corpo de Bombeiro. Nós já presenciamos muitos incêndios grandes, agora recentemente inclusive o Corpo de Bombeiro evitou que uma tragédia maior acontecesse há uma semana. Maués sempre estará de portas abertas para receber todos os investimentos que forem trazer transformação na vida da nossa população” declarou.

 

Cerimônia

 

A celebração marcou os 27 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros, realizada no Comando-Geral da corporação. Embora o CBMAM tenha 149 anos de história, sua independência institucional da Polícia Militar do Amazonas foi formalizada há 27 anos, a qual passou a ser lembrada anualmente com homenagens e entrega de comendas.

 

Durante o evento, a corporação concedeu a Medalha Imperador Dom Pedro II, maior honraria institucional, normatizada pelo Decreto nº 25.717/2006. Neste ano, 54 autoridades civis e militares receberam a condecoração, reconhecidas pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.

 

Entre as autoridades presentes, estiveram os deputados estaduais Adjuto Afonso, João Luiz e Rozenha, além dos vereadores Aldenor Lima, Allan Campelo, Diego Afonso e João Carlos.

 

A cerimônia também reuniu representantes das Forças de Segurança e órgãos estratégicos do Estado, entre eles o secretário de Segurança Pública, Vinicius Almeida; o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva; entre outras autoridades.

 

FOTOS: Diego Peres/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui