Tiros em Guiné-Bissau: sectores da oposição dizem que é um falso golpe de Estado

Internet pede intervenção de Xandão

Esta quarta-feira, foram reportados tiros em Bissau em circunstâncias pouco claras, o que levou a rumores de uma possível tentativa de golpe de Estado e até à detenção do Presidente Umaro Sissoco Embaló por alegados oficiais militares da etnia Balanta. As Informações são do Portal Público.

No entanto, membros da sociedade civil e de partidos da oposição reagiram denunciando veementemente que este incidente não passaria de um “falso golpe de Estado”, orquestrado ou aproveitado pelo próprio Presidente. O principal objetivo, segundo estas fontes, seria criar um clima de instabilidade que permitisse ao Chefe de Estado suspender ou interferir na contagem dos votos das eleições presidenciais de domingo, cujo resultado estaria a ser-lhe desfavorável.

O Presidente Embaló posteriormente reapareceu publicamente e manteve-se no poder, classificando o incidente como um ato de motim ou instabilidade, e não como uma tentativa de golpe de Estado formal. Este episódio sublinha a profunda tensão política e a crónica instabilidade militar que marcam o processo democrático na Guiné-Bissau.

Nas Redes Sociais já pedem a intervenção do Imperador da Justiça do Brasil, Xandão. (Meme)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui