Campanha da Prefeitura de Manaus oferta vacinação de cães e gatos contra raiva em 52 pontos fixos

Fotos - Divulgação / Semsa

Os tutores de cães e gatos podem vacinar seus animais contra a raiva gratuitamente, em 52 pontos fixos, distribuídos em todas as zonas geográficas da capital, dentro da etapa urbana da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal de 2025, da Prefeitura de Manaus. A estratégia visa ampliar o acesso da população ao serviço, somando-se às ações de vacinação em domicílio, que seguem até o dia 29/12, em todos os bairros das zonas Norte, Leste, Sul e Oeste da cidade.

Ao todo, 185.105 animais, sendo 120.794 caninos e 64.311 felinos, já foram imunizados na campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand. A mobilização iniciou no dia 2/10, com visitas de casa em casa para a vacinação dos animais, conduzidas por equipes de vacinadores e registradores de segunda-feira a sábado, pela manhã.

O gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, orienta os tutores que trabalham ou estudam, e estão fora de casa durante a passagem das equipes da campanha em seu bairro, a levar os animais a um dos 52 pontos fixos da campanha municipal. A lista de locais, com endereços e horários de atendimento, pode ser consultada em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal/.

“Esses pontos incluem 49 clínicas veterinárias parceiras da campanha, além de dois centros de convivência e do CCZ Manaus. Eles atendem em diferentes dias e horários, e com isso conseguimos ampliar a oferta e facilitar o acesso dos tutores de toda a zona urbana à vacinação”, assinala o gerente.

Conforme Rodrigo, a vacinação contra a raiva é anual e obrigatória para cães e gatos saudáveis, com idade a partir de 3 meses. A vacina é ofertada gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), não sendo necessário que o tutor apresente qualquer documento para ter seus animais de estimação vacinados.

“A vacinação é ofertada o ano todo no CCZ, e reforçada nas campanhas anuais da prefeitura, que acontecem há mais de 40 anos em Manaus, dentro das ações para controle e erradicação da raiva. Graças a esse trabalho, não temos casos de raiva humana na capital desde 1985”, relata o gestor.

O veterinário explica que o vírus rábico, causador da raiva, pode ser transmitido às pessoas pela saliva de animais infectados, dentre eles não só cães e gatos, como ainda morcegos e outros animais silvestres, por meio de mordidas, lambidas ou arranhões.

“A vacinação dos animais domésticos fortalece a prevenção da infecção também entre os seres humanos. Isso é importante porque se trata de uma doença grave, que não tem cura e é fatal em quase 100% dos casos”, relata Rodrigo.

 

Campanha

Neste ano, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da prefeitura tem como meta vacinar 282.400 animais, dos quais 202.400 caninos e 80 mil felinos.

Antecedendo a etapa urbana da campanha, as equipes do CCZ Manaus promoveram a vacinação de cães e gatos nas comunidades terrestres e fluviais da zona rural, de abril a junho deste ano. Ao todo, 6.775 animais foram imunizados, sendo 5.225 cães e 1.550 gatos.

A população pode entrar em contato com o CCZ Manaus para informações ou esclarecimento de dúvidas sobre a campanha, por meio do Whatsapp, nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui