A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA), deu início na manhã desta quarta-feira (3) à Semana Municipal de Combate aos Maus-Tratos e Abandono de Animais, que integra a campanha nacional Dezembro Verde. A programação segue até o dia 10 de dezembro com ações educativas, preventivas e de sensibilização da população e tem como objetivo conscientizar e responsabilizar a comunidade, reforçando que a guarda e o combate ao abandono são deveres de todos.
De acordo com a SEDEMA, o mês de dezembro registra aumento significativo de casos de abandono, o que torna ainda mais essencial ampliar o diálogo e intensificar campanhas educativas. A Semana Municipal contará com diversas atividades voltadas ao público em geral, alunos e comunidades. A programação conta com amostras zoológicas, palestras educativas, oficinas temáticas, visitas guiadas, sensibilização porta a porta sobre maus-tratos. Na abertura da semana foram distribuídas gratuitamente mudas nativas, frutíferas e para jardins.
“Queremos lembrar a população que cuidar bem dos animais é uma responsabilidade de todos. Denunciar maus-tratos salva vidas. Ao longo desse mês, vamos reforçar que abandono é crime e que a guarda responsável começa com atitudes simples, como oferecer alimentação adequada, cuidados veterinários, vacinação em dia, proteção, carinho e compromisso. Parintins merece um ambiente mais humano e respeitoso com todas as espécies”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares.
A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da SEDEMA, Karoline Fernandes, apontou o cronograma da semana: “Iniciamos hoje, dia 3, com uma amostra na praça Eduardo Ribeiro. No dia 4 teremos palestras na Expopin e uma atividade em parceria com o IFAM, que levará um estande com demonstrações educativas para crianças do Ensino Fundamental I. No dia 5, ocorrerão novas palestras na Expopin, desta vez sobre resíduos da atividade rural”, disse.
A programação segue no dia 9 com uma visita à sede da Associação Patinhas Unidas de Parintins (APUP), organização que abriga animais resgatados, realiza doações e presta diversos serviços à população. No dia 10, o encerramento será marcado por uma ação conjunta com a APUP, no bairro do Castanhal, incluindo cadastro para castração social, vacinação e outros atendimentos.
A autônoma, Simone Maria, compartilhou seu relato sobre a importância do cuidado e do vínculo com os animais. “A Laila e os irmãozinhos dela chegaram num momento muito difícil para a nossa família, após perdas importantes. Eles trouxeram amor, carinho e companheirismo. Adotar um animal é assumir responsabilidade: dar cuidado, não abandonar, procurar ajuda se necessário. Eles são seres vivos que precisam de atenção e afeto”, contou emocionada.
Texto e foto: Stephany Farias – SEDEMA/SECOM





