Parintins apresenta sete trabalhos na Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde

Parintins se destaca em Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, em Brasília

Parintins participa da III Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde e I Encontro Internacional de Promoção da Saúde, em Brasília

Parintins esteve representada na III Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde e I Encontro Internacional de Promoção da Saúde, realizados nos dias 15 e 16 de dezembro de 2025, em Brasília. O evento reuniu experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível nacional e internacional e reconheceu práticas voltadas à integração do cuidado.

A participação do município ocorreu por meio da aprovação de sete trabalhos científicos, que evidenciam os avanços da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) no cuidado materno-infantil, com foco no acompanhamento de gestantes de alto risco em Parintins.

Do total de trabalhos aprovados, uma apresentação ocorreu de forma presencial, na modalidade Comunicação Coordenada, realizada pela enfermeira Patrizia Farias, coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde. As demais apresentações ocorreram nos formatos de pôster eletrônico e exposição cultural, em modalidade virtual.

A apresentação presencial abordou a experiência do município na gestão do cuidado às gestantes de alto risco, desenvolvido a partir da integração da Atenção Primária à Saúde e o Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) Dr. Tarcísio Laime, referência no baixo Amazonas.

“Parintins participou pela segunda vez da Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde apresentando experiências exitosas, tanto de forma presencial quanto por meio de trabalhos em pôsteres eletrônicos. O evento tem reconhecimento nacional e internacional e tem como objetivo fortalecer a integração do cuidado entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada, especialmente no acompanhamento da gestação de alto risco e na linha materno-infantil”, afirmou a coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Parintins, Patrizia Farias.

Segundo a coordenadora, o município se destacou pela organização do cuidado compartilhado entre os pontos de atenção. “Essas experiências mostram como nossas gestantes são acompanhadas pelas equipes da Atenção Primária e, quando estratificadas como alto risco, passam a ser atendidas no ambulatório especializado, garantindo exames, acompanhamento contínuo e cuidado de acordo com suas necessidades. Isso fortalece a segurança no parto e a qualidade da assistência”, explicou.

Dos sete trabalhos aprovados, cinco são de autoria da enfermeira Patrizia Farias, e dois são de autoria da enfermeira Leidiane Valente, também coordenadora da Atenção Primária no município. As produções científicas refletem a experiência prática da rede municipal de saúde na implantação do modelo PASA e na qualificação do cuidado materno-infantil.

“Esses sete trabalhos aprovados demonstram que Parintins tem avançado na organização da atenção à saúde, com integração entre os serviços e foco no cuidado humanizado. O reconhecimento nacional reforça que o investimento na qualificação dos profissionais e no fortalecimento da rede tem gerado resultados concretos para a população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues.

Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Foto: Divulgação
E-comunicacao@parintins.am.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui