“Eu só quero agradecer, porque é uma boa ação”. Foi o que disse Rosângela Pereira, uma das beneficiadas com a doação de seis toneladas de tambaqui, feita pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), neste sábado (20/12), durante a última edição do Governo Presente deste ano. Em 2025, a ADS doou 73,5 toneladas de peixe nas edições do programa, beneficiando cerca de 113 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O mutirão de serviços do Governo do Estado foi realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, bairro Educandos, zona sul.
A diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, informou que todo o pescado doado nas ações foi adquirido por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), coordenado pelo órgão.
“Com o Governo Presente, conseguimos levar alimentos para quem realmente precisa. Foram mais de 73 toneladas de peixe entregues, alcançando mais de 113 mil pessoas em situação de vulnerabilidade da capital. Além disso, as edições especiais das feiras, realizadas nas ações, movimentaram cerca de R$ 60 mil”, detalhou Michelle Bessa.
Última edição de 2025
De acordo com a diretora-presidente da ADS, a doação das seis toneladas de peixe na 29ª edição do Governo Presente, deve beneficiar cerca de oito mil pessoas em situação de vulnerabilidade social da zona sul da cidade.
Além disso, a ADS também promoveu uma Feira de Produtos Regionais, contribuindo também com os trabalhadores da agricultura familiar que atuam nas feiras da ADS com uma renda extra.
“Nossos feirantes ofereceram uma variedade de produtos, incluindo hortaliças, frutas, laticínios, vitaminas e café regional, movimentando mais de R$ 5,7 mil. A ação, além de beneficiar pessoas com a doação de peixe, também fortalece agricultores, com comercialização direta para os consumidores”, destacou a diretora-presidente do órgão.
Reconhecimento
Na ocasião, outra beneficiada com a doação do pescado, Maria Graças Silva, falou da satisfação em receber o peixe doado pelo Governo do Amazonas, por meio da ADS. “Eu gostei da iniciativa. Eu não tenho nem palavras para expressar minha gratidão, porque toda ação feita para a população é bom”, disse a dona de casa.
Para a trabalhadora das Feiras da ADS, Vanessa Martins, participar das ações do Governo Presente proporcionaram, em 2025, lucro certo. “Essas edições especiais, para nós, são as melhores. Significa oportunidade de crescimento e lucro certo, porque é um trabalho sério, muito bem feito e organizado. E para nós, feirantes, é sensacional”, disse Vanessa, que atua na venda de café regional.
FOTOS: Lana Honorato e Jhonny Marques/ADS





