População recebeu testes rápidos, insumos de prevenção e orientações em saúde sexual
Ampliando o acesso à prevenção e ao controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do HIV/Aids, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) superou a marca de 3 mil testes rápidos, totalizando 3.272 diagnósticos realizados para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuir mais de 92 mil preservativos, 25 mil géis lubrificantes e 970 autotestes para HIV, durante as edições do Governo Presente ao longo de 2025, em Manaus.
Neste sábado (20/12), durante a 29ª edição do Governo Presente, realizada no CETI Bilíngue Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, zona sul de Manaus, a equipe da FVS-RCP realizou 78 atendimentos, com 312 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Quem participou desta edição foi Eliandro da Silva Mendes, de 55 anos, autônomo, que esteve na ação acompanhando um amigo e aproveitou a oportunidade para realizar, pela primeira vez, o teste rápido disponibilizado no local. “Muitas vezes a gente não procura o serviço por falta de tempo ou informação. Ter esse atendimento mais perto incentiva as pessoas a se cuidarem”, afirmou.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, esse é justamente o objetivo da participação da instituição no Governo Presente. “A presença da vigilância em saúde no território facilita o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado, aproximando os serviços da população e fortalecendo a prevenção das ISTs e do HIV”, destacou.
De acordo com a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação FVS-RCP, Luciana Fé, essas ações coletivas fortalecem a educação em saúde e ampliam o acesso à informação e à prevenção. “Levar ciência e orientação para perto da população contribui para escolhas mais conscientes e para a proteção da saúde coletiva”, afirmou.
Prevenção combinada ao HIV
Também nesta edição, a campanha Dezembro Vermelho, voltada à prevenção do HIV, ganhou destaque com ações de educação em saúde realizadas pela FVS-RCP. A iniciativa reforçou orientações sobre prevenção combinada, com a divulgação de métodos como o uso de preservativos internos e externos, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além da distribuição de 16.172 mil preservativos externos, 100 preservativos internos, 4.000 mil unidades de gel lubrificante e 120 auto testes de HIV.
Presente no evento, o coordenador do Programa Estadual de HIV/Aids e outras ISTs da FVS-RCP, Rodrigo Predoza, ressaltou que as atividades de testagem e educação em saúde são fundamentais para o diagnóstico precoce. “Em poucos minutos, a pessoa tem acesso ao resultado sorológico de quatro doenças que possuem tratamento gratuito pelo SUS. O cuidado contínuo e a adoção de práticas de prevenção protegem contra o adoecimento em qualquer momento do ano”, destacou.
A FVS-RCP reforça que os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O acesso à testagem regular, aliado à informação e à prevenção, é fundamental para o diagnóstico precoce e o cuidado oportuno. Cuidar da própria saúde também é um compromisso com a saúde de todos.
FOTO: Aline Reis/FVS-RCP.





