Com foco na segurança de alunos, pais e profissionais da educação, a Prefeitura de Parintins iniciou nesta terça-feira (27) a pintura de faixas de pedestres em frente às escolas do município. A ação, realizada por meio da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), integra um conjunto de medidas voltadas à organização do tráfego e à proteção de moradores e da comunidade escolar.
As primeiras unidades contempladas são o Centro Educacional Nossa Senhora das Graças, Escola Municipal Irmã Cristine, Escola Municipal Luz do Saber e a Escola Municipal Presbiteriana Missionária Sue Ann Cousar. Os serviços incluem a sinalização horizontal das vias, garantindo mais visibilidade e segurança no entorno dos educandários, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.
De acordo com o diretor da EMTT, Danilo Roberto, a iniciativa faz parte do planejamento de mobilidade urbana do município. “A EMTT está seguindo o cronograma de ação, juntamente com o plano do governo do nosso prefeito Mateus Assayag, da nossa vice Vanessa, em melhorar a mobilidade urbana da nossa cidade. Com isso, antes do início das aulas, vamos fazer a pintura das faixas de pedestres em todas as escolas do município para garantir uma segurança tanto aos alunos como professores e moradores do entorno das escolas”, declarou.
Para a gestora da Escola Luz do Saber, Rosineide Gonçalves, a pintura das faixas representa um avanço significativo na proteção dos estudantes. “É uma faixa que fora pedido há muito tempo. Essa faixa vem para contribuir para um acolhimento de liberdade nesse espaço, ela vai permitir um desenvolvimento saudável a todos os estudantes, professores e quem vem adentrar à escola”, comentou.
Moradora do bairro Itaúna 2 e mãe de aluno da rede municipal, Miralva de Souza também ressaltou a importância da ação para o dia a dia no trânsito. “É muito bom pros alunos, tanto pros pais também, que trazem os alunos e na hora de buscar, porque é muito perigosa essa rua. É muito trânsito nela”, informou.
A opinião é compartilhada pela moradora Mary Jane, que destaca o impacto positivo da sinalização para toda a comunidade. “Eu já moro aqui desde 2007, eu vim de vez pra cá, mas a minha mãe já mora desde o início do bairro, então, a gente sempre sofreu com essa situação, sempre foi solicitado e agora realmente, graças a Deus, a gente vai ser atendido”, relatou a moradora.
A Prefeitura de Parintins informou que a ação seguirá um cronograma e deve alcançar outras unidades de ensino nos próximos dias. Ao todo serão 29 escolas contempladas.
Texto: Jackeline Carvalho – SECOM
Foto: Sidney Simas – SECOM





