Uma das principais expressões artísticas do Teatro de Formas Animadas ganhará novos protagonistas em Manaus. A produtora cultural Anne Oliveira, em parceria com a Associação ArtBrasil, levará à zona Leste e à área rural de Manaus oficinas de formação voltadas ao teatro de bonecos. A atividade formativa, que envolverá crianças e jovens, contará com etapas que vão desde a confecção dos bonecos até a montagem de espetáculos.
Contemplado no Edital nº 07/2024 de Fomento à Execução de Ações Culturais de Teatro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, o projeto “Núcleo de Popularização e Desenvolvimento do Teatro de Formas Animadas” oferecerá oficinas gratuitas, promovendo formação artística, reflexão social e estímulo à criação de grupos de Teatro de Bonecos nas comunidades atendidas.
O cronograma de atividades terá início no dia 23 de fevereiro e seguirá até o dia 05 de março. As oficinas serão ministradas pelo artista Roberto Carlos Junior, com o apoio da artista Ana Cláudia Motta, ambos bonequeiros com vasta experiência na linguagem do teatro de bonecos. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre diversos aspectos que envolvem o teatro de bonecos — texto e roteiro, tipos de bonecos, materiais, confecção, técnicas de manipulação, adereços, cenário e construção cênica — com acesso gratuito à comunidade.
Para a idealizadora do projeto, Anne Oliveira, o principal objetivo da iniciativa é fortalecer o desenvolvimento do teatro, criando ferramentas que contribuam para o fomento e a popularização da arte e de suas linguagens.
“Particularmente, nossa proposta é fomentar a produção de espetáculos de bonecos, estimulando a criação, dentro dessas comunidades, de grupos de Teatro de Formas Animadas, democratizando o acesso à arte e popularizando o teatro como forma de expressão artística e política, sendo também uma ferramenta de reflexão”, destacou Anne.
Formação
Durante as oficinas, os participantes serão orientados na construção coletiva de textos que abordem problemas inerentes às comunidades, temas sociais relevantes e discussões que promovam reflexão e análise da realidade que nos cerca, sempre considerando e respeitando as faixas etárias envolvidas. A proposta é demonstrar que o Teatro de Bonecos pode suscitar debates relevantes e contribuir para a formação crítica dos participantes.
Oficinas
As oficinas ocorrerão em duas escolas da zona leste e em duas escolas da zona rural de Manaus (uma ribeirinha e outra rodoviária). A produtora estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e com a Divisão Distrital Rural (DDZ Rural) da Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus), contemplando as seguintes unidades de ensino: Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Arminda Guimarães de Andrade e EETI Cacilda Braule Pinto (zona leste); Escola Municipal Santa Luzia (zona rural ribeirinha do bairro Puraquequara) e Escola Municipal Ester (zona rural rodoviária de Manaus, no km 08 da BR-174).
Cronograma
23 a 27 de fevereiro
EETI Cacilda Braule Pinto (manhã)
EETI Maria Arminda Guimarães de Andrade (tarde)
02 a 05 de março
Escola Municipal Santa Luzia (manhã)
Escola Municipal Ester





