Carnailha 2026 movimenta a economia e é vitrine turística de Parintins

Parintins vive a expectativa para o Carnailha 2026, que começa neste domingo (15), com os blocos da chave irreverente; Segunda-feira (16), blocos da chave especial; e terça-feira (17), Carnaboi.
O evento, realizado pela Prefeitura de Parintins, é um dos maiores da região, capaz de promover entretenimento e movimentar diversos setores da economia da cidade, como a rede hoteleira, cafés, restaurantes, bares, gráficas, ferragens, artistas e transportes.

Em 2025, mais de 60 mil pessoas vieram para prestigiar o evento, chegando ao município através de embarcações e aeronaves, público que deve ser superado esse ano, de acordo com a organização.

“A prefeitura, através do prefeito Mateus, investe nos auxílios de navegação área e outros itens que contribuem para a segurança das operações, tudo para garantir segurança aos turistas que desembarcam tanto no Carnailha quanto nos demais dias do ano”, explica o diretor do aeroporto Júlio Belém, Jean Jorge.

A presença de turistas que visitam as praças, mercados, lojas e se hospedam nos inúmeros hotéis e pousadas da cidade fortalece a geração de emprego. “Nesse período aumenta muito a procura por hospedagem. Hotéis e pousadas tem mais ocupação, geram mais empregos temporários e movimentam a economia local. Além do impacto econômico direto, o evento contribui para a visibilidade da cidade, fazendo com que se torne um destino atrativo para lazer e entretenimento”, disse a empresária de hotelaria, Sangila do Vale.

Nos galpões de alegorias e adereços, os trabalhos entram em fase final de acabamento, quando os carros são colocados nas ruas para concentração e finalização de detalhes, como instalação de luzes e fogos. “A maioria dos produtos são comprados em Parintins, como ferro e tecidos. Nosso trabalho é fazer em pouco tempo um espetáculo que vá surpreender e trazer a vitória com a colaboração do nosso trabalho”, disse o artista de alegoria da Chitara, Wellington Batista.

O Carnailha apresenta, em três noites, espetáculos diferentes em cada uma delas, todos participativos e com emoções variadas. Uma grande estrutura foi preparada para garantir segurança e entretenimento aos foliões.

Texto: Júnior Cabral – SECOM
Foto: Yuri Pinheiro – SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui