Missão Plano Perfeito: espetáculo leva educação ambiental para escolas de Manaus

Circulação teatral conta com apoio da PNAB municipal, do Concultura, e segue até 22 de agosto

Equipe na escola municipal - Foto: Divulgação / Francisco Santos

O projeto “Missão Plano Perfeito – Circulação Teatral pela Sustentabilidade e Preservação da Amazônia” segue realizando apresentações neste mês de julho e deve percorrer por escolas e instituições sociais até o dia 22 de agosto de 2026, em Manaus.

O grupo já fez apresentações na Escola Municipal Coronel Jorge Teixeira (23/06), no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) senador Artur Virgílio (10/07), e nos institutos Amor em Ação (13/07) e Plano Perfeito (22/06), todos situados no bairro Grande Vitória, na Zona Leste da capital.

O espetáculo teatral foi aprovado no Segundo Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB Municipal), por meio do Edital nº 010/2026 – Teatro PNAB Manaus, realizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Manaus (Concultura).

A missão, conforme o Conselho, é fortalecer as ações culturais voltadas à educação ambiental e à formação cidadã de crianças e adolescentes da capital amazonense.

Educar para a vida

Idealizado pelo Coletivo de Artistas Plano Perfeito, o projeto nasce da experiência acumulada pelo grupo em escolas públicas, organizações sociais e comunidades de Manaus, onde desenvolve ações artísticas e educativas voltadas à promoção da cidadania, da cultura e da inclusão social.

A proposta prevê a circulação gratuita do espetáculo teatral, levando arte, conhecimento e conscientização ambiental a escolas públicas, instituições sociais e organizações da sociedade civil (ONGs) do município.

Com linguagem lúdica, divertida e acessível, o espetáculo aborda temas fundamentais para a realidade amazônica, como a preservação da floresta, sustentabilidade, reciclagem, consumo consciente e a importância da proteção dos recursos naturais, como explica a coordenadora do projeto, Márcia Vargas.

“A Amazônia é a nossa casa, e acreditamos que a transformação começa pela educação das nossas crianças. Através do teatro, queremos despertar sonhos, reflexões e atitudes que contribuam para a preservação da floresta e para um futuro melhor”, contou.

Ainda de acordo com a produtora cultura, a peça é direcionada, principalmente, para crianças de 6 a 12 anos, e busca despertar a consciência ambiental desde a infância, incentivando atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.

“Cada apresentação é uma oportunidade de mostrar que a arte pode ensinar, inspirar e transformar vidas. Ver este projeto ganhando vida e chegando às escolas e instituições sociais de Manaus é a realização de um propósito que carregamos há muitos anos”, destacou.

Além das apresentações, o projeto promoverá momentos de mediação cultural e diálogo educativo com os participantes, ampliando o impacto pedagógico da ação e fortalecendo o papel do teatro como ferramenta de sensibilização, aprendizagem e transformação social.

Acesso à cultura

A iniciativa contribui para a democratização do acesso à cultura, alcançando públicos que muitas vezes possuem acesso limitado a atividades artísticas, ao mesmo tempo em que valoriza a identidade amazônica e reforça a importância da preservação da maior floresta tropical do planeta.

“Por meio da arte, da educação e da participação comunitária, o projeto busca inspirar crianças, educadores e famílias a refletirem sobre seu papel na construção de um futuro mais sustentável para a Amazônia”, finalizou Márcia.

As novas datas de apresentação devem ocorrer nos dias 20 e 27 de julho, e nos dias 10, 12 e 14 de agosto, de acordo com informações do Coletivo de Artistas Plano Perfeito. A confirmação dos locais deve ser divulgada na próxima semana, com o retorno das aulas nas escolas públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui