Associação Comercial lidera apoio dos setores produtivos do Amazonas à candidatura de Wilson ao Senado

Lideranças destacaram capacidade de diálogo, apoio aos empreendedores e experiência do candidato na defesa da Zona Franca de Manaus

Foto: Divulgação ASCOM Wilson Lima

Representantes de entidades ligadas ao setor produtivo declararam apoio à candidatura de Wilson Lima (União Brasil) ao Senado. Durante reunião na Associação Comercial do Amazonas (ACA), nesta quarta-feira (26/08), as lideranças dos segmentos que movimentam mais de 570 mil empregos no Amazonas, destacaram a proximidade mantida por Wilson, sua capacidade de diálogo e as medidas adotadas durante sua gestão para fortalecer a atividade econômica e preservar os postos de trabalho.

O encontro reuniu aproximadamente 80 empresários, associados e representantes de entidades. Wilson apresentou um balanço das ações realizadas enquanto esteve à frente do Governo do Amazonas, ouviu as demandas das categorias e reafirmou que, caso seja eleito, pretende manter no Senado um canal permanente de diálogo com quem gera emprego e renda no estado.

Para o presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, o Amazonas precisa eleger representantes que conheçam profundamente o modelo econômico do estado e estejam preparados para defender sua competitividade.

“O senhor sempre esteve muito disponível ao setor produtivo, e isso precisa ser registrado. Precisamos de um senador que conheça a Zona Franca de Manaus e tenha compromisso com ela. O senhor está credenciado: conduziu a reforma tributária estadual e participou das discussões da reforma tributária federal. No Senado, poderá defender esse tema com muita força. Se tivermos no Congresso parlamentares que desconheçam ou ignorem a Zona Franca, haverá prejuízos para a indústria e para o comércio”, afirmou José Jorge.

Anfitrião do encontro, o presidente da ACA, Bruno Loureiro Pinheiro, destacou que a entidade sempre encontrou as portas abertas para apresentar as demandas dos empresários durante a gestão de Wilson.

“Todas as vezes que a Associação Comercial precisou falar com o governador, em nenhum momento tivemos dificuldade ou ouvimos que ele não poderia nos atender. Em diversas oportunidades fomos recebidos, apresentamos os pleitos e eles foram encaminhados para que pudessem ser resolvidos”, disse Bruno Pinheiro.

Wilson ressaltou que esse relacionamento foi decisivo durante a pandemia, quando o Governo do Amazonas precisou equilibrar as recomendações de saúde com a manutenção das atividades econômicas.

“Teve algo decisivo nesse processo, que foi o diálogo permanente com as instituições. Tivemos um diálogo muito intenso e, apesar de muitas vezes divergirmos, sempre deixamos muito claras as decisões que seriam tomadas. Quero agradecer essa parceria e esse diálogo, que foram muito importantes para buscarmos equilíbrio nas nossas decisões”, afirmou Wilson Lima.

Experiência

O vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), Hélio Alexandre, ressaltou o apoio dado por Wilson à construção civil e às políticas habitacionais. Ele citou a concessão de subsídios para viabilizar moradias no interior e a atuação em Brasília pela utilização de imóveis públicos ociosos em projetos habitacionais por meio do retrofit.

“Em momentos importantes, o senhor deu a mão à construção civil. Foi o primeiro governador do Brasil a conceder um cheque de contrapartida para ajudar as construtoras a fazer habitação no interior. Também estive com o senhor quatro vezes em Brasília para defender o retrofit de prédios da União. A partir dessa iniciativa, imóveis públicos passaram a ser aproveitados para moradia não apenas no Amazonas, mas também em outras regiões do país”, declarou Hélio Alexandre.

Presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães afirmou que a experiência acumulada por Wilson e sua disposição para ouvir diferentes setores o credenciam para representar o Amazonas no Congresso Nacional.

“Fico impressionado com o crescimento e o desenvolvimento que o senhor proporcionou ao estado. Certamente, o povo irá reconhecer esse trabalho. Queremos ter a oportunidade de contar, no Senado, com alguém que conhece o Amazonas e tem capacidade de diálogo, algo que não vejo em muitos políticos”, declarou Petrucio.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel-AM), Franco Andrade, lembrou que Wilson manteve proximidade com o segmento e adotou medidas importantes para apoiar bares e restaurantes, especialmente nos momentos de maior dificuldade.

“O senhor sempre foi uma pessoa próxima do setor. Desde o primeiro contato com a Abrasel, colocou-se à disposição, compreendeu os nossos pleitos e apoiou o segmento de alimentação. A redução do ICMS de 3,5% para 2% foi uma conquista muito importante. Somos muito gratos por todos os momentos que vivemos durante o seu governo”, afirmou Franco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui