Em Beruri, Wilson Lima propõe novos barcos-hospitais e mais Caics TEA para ampliar saúde no interior

Candidato ao Senado encerrou agenda por sete municípios defendendo recursos para levar atendimento especializado às comunidades mais distantes

O candidato ao Senado Wilson Lima (União Brasil) defendeu, neste domingo (30/08), em Beruri, a destinação de recursos federais para ampliar os serviços de saúde no interior do Amazonas. Entre as propostas apresentadas estão a implantação de novos barcos-hospitais, inspirados no São João XXIII, e a expansão dos Centros de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caics TEA).

“No momento em que a gente destina recursos para o Governo do Estado, sobra mais dinheiro para que o governador possa garantir o pagamento de um programa fundamental para as famílias que mais precisam, que é o Auxílio Estadual Permanente, o maior programa de transferência de renda da história do Amazonas”, destacou.

A passagem por Beruri encerrou a agenda de Wilson por sete municípios neste fim de semana. Desde sexta-feira (28/08), o candidato esteve em Lábrea, Pauini, Boca do Acre, Apuí, Tapauá e Canutama, onde apresentou propostas para o Senado, ouviu a população e prestou contas das ações realizadas durante sua gestão.

“Quero estar em Brasília porque quero mandar emendas para que a gente possa montar outros barcos-hospitais, como o São João XXIII. Quero mandar recursos para o Estado para que a gente possa ampliar os Caics TEA”, afirmou Wilson.

O São João XXIII funciona como um hospital itinerante, levando consultas, exames, cirurgias, internações e medicamentos às populações ribeirinhas. A embarcação possui 14 leitos, centros cirúrgicos, consultórios, laboratório, farmácia e equipamentos para exames como mamografia, raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Em junho deste ano, uma expedição do barco realizou 8.195 atendimentos em Beruri. Foram 1.259 consultas médicas, 2.072 atendimentos odontológicos, 2.063 exames, 81 cirurgias e 69 internações, além da distribuição de 1.096 kits de medicamentos. Desde o início de suas atividades, a unidade já ultrapassou 244 mil atendimentos em 25 municípios amazonenses.

Para Wilson, a experiência demonstra que a ampliação da assistência fluvial é uma alternativa eficiente para superar as distâncias e levar serviços especializados às comunidades onde o acesso a hospitais ainda exige longas viagens.

O candidato também propõe destinar emendas para ampliar os Caics TEA. Durante sua gestão, o Amazonas implantou três unidades especializadas em Manaus, com acompanhamento multidisciplinar para crianças com Transtorno do Espectro Autista. A proposta é garantir recursos para que o serviço também avance para o interior.

“Estou nessa caminhada porque quero fazer aquilo que um governador não consegue fazer e dar continuidade às ações que são importantes para o povo do Amazonas, principalmente para o povo do interior”, declarou.

Além da saúde, Wilson afirmou que pretende enviar recursos para a recuperação dos sistemas viários municipais e ajudar o Governo do Estado a manter políticas sociais. Segundo ele, o apoio federal permite que mais recursos estaduais sejam direcionados a programas essenciais.

Em Beruri, 2.289 famílias recebem mensalmente o benefício. O município também recebeu uma sala de teleconsulta e outra de telediagnóstico na Unidade Básica de Saúde Rural, além de mais de R$ 42 milhões destinados ao fortalecimento da rede de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui