A recorrente crise de fumaça que asfixia Manaus e diversos municípios do interior do Amazonas expõe uma distância incômoda entre a retórica de preservação ambiental e a capacidade real de gestão da gestão federal. No terceiro ano do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sensação vivida pela população amazonense é a de um constante déjà vu: anúncios imponentes, envio emergencial de comitivas ministeriais e promessas de integração que surgem apenas quando o ar se torna irrespirável.
A Infraestrutura esquecida e o custo do isolamento
O impasse em torno da BR-319 permanece como um símbolo central da falta de planejamento para o desenvolvimento e para a segurança da região. Prometida repetidamente em discursos políticos e campanhas, a repavimentação e modernização da rodovia seguem travadas.
A ausência de uma logística terrestre eficiente não apenas isola o estado do restante do país, mas também encarece e dificulta o envio célere de insumos básicos, o combate contínuo aos ilícitos ambientais e a própria mobilização de brigadas terrestres de incêndio. O resultado desse gargalo é um modelo de reação que depende exclusivamente de caras e complexas operações de suporte aéreo acionadas no pico da crise.
Reação de Emergência vs. planejamento preventivo
A mobilização anunciada — que inclui o apoio do Comando Conjunto das Forças Armadas, a ampliação da frota de aeronaves de 11 para 16 e a montagem de uma base do Sistema Único de Saúde (SUS) para monitorar desde a logística de insumos até cilindros de oxigênio — revela a gravidade do cenário. No entanto, traz à tona um questionamento fundamental: por que tais estruturas só são mobilizadas de forma reativa?
A atuação estatal tem se pautado pelo gerenciamento de danos em vez da prevenção estruturada:
- Sazonalidade previsível: Os períodos de estiagem e o aumento das queimadas na Amazônia são fenômenos meteorológicos conhecidos e monitorados por órgãos ambientais há décadas.
- Atraso na resposta: Esperar que os índices da qualidade do ar atinjam níveis considerados “pessímos” por mais de dois meses para instaurar comandos conjuntos demonstra uma falha crônica no tempo de resposta governamental.
- Dependência de medidas improvisadas: Soluções como o lançamento de caixas de água adaptadas via aeronaves sem tanques de combate direto evidenciam uma mobilização improvisada diante de uma emergência previsível.
Promessas de longo prazo e a necessidade de resultados concretos
A presença dos ministros em Manaus para reuniões a portas fechadas e anúncios coletivos busca projetar uma imagem de presença e controle institucional. O desafio do Governo Federal reside em provar que essas ações não constituem apenas um paliativo para mitigar o desgaste de imagem durante o auge do período seco.
Para a população que enfrenta problemas respiratórios e o desabastecimento de itens essenciais no interior, o que se cobra não são discursos sobre a relevância global da Amazônia, mas a garantia da qualidade de vida local: infraestrutura rodoviária regularizada, fiscalização presente antes do início das queimadas e um sistema de saúde preparado sem a necessidade de intervenções emergenciais da Defesa. Sem essas mudanças estruturais, a gestão ambiental corre o risco de ser lembrada mais pelo anúncio de intenções do que pela consolidação de soluções permanentes.
O espaço está aberto para que o Governo Federal e os citados se manifestem.
BR-319 esquecida e ar Impuro: cadê o tal do Fundo Amazônia? Será que só serve para as ONGs?
Essa é a pergunta que revolta quem vive em Manaus e no interior do Amazonas. Enquanto o governo viaja o mundo exibindo anúncios de bilhões arrecadados para o Fundo Amazônia, o povo na ponta continua isolado na BR-319 e sufocado pela fumaça das queimadas. Para onde vai esse dinheiro todo? Enquanto verbas milionárias fluem para projetos do terceiro setor, consultorias e relatórios de ONGs, a infraestrutura básica da região segue abandonada e os bombeiros continuam sem o apoio necessário no chão. No fim das contas, a conta não fecha: sobram cifrões nos discursos para o exterior, sobram repasses para ONGs parceiras, mas falta o asfalto prometido e falta ar limpo para o cidadão amazonense respirar.





