Durante o Desfile Cívico Escolar, realizado na tarde deste sábado, 5 de setembro, no Centro de Convenções (Sambódromo), zona oeste de Manaus, o vice-governador Henrique Oliveira ressaltou que a educação cívica nas escolas é fundamental para a formação social e ética dos estudantes amazonenses. O desfile foi coordenado pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM) e contou com a presença de 7 mil alunos de aproximadamente 100 escolas da rede estadual e municipal de ensino de Manaus.
O evento cívico contou com a presença de autoridades militares, secretários estaduais e coordenadores de escolas. Acompanhado da esposa, Camila Caetano, o vice-governador Henrique Oliveira prestigiou todo o desfile que, neste ano, abordou o tema “Todos pela vida”, em alusão ao programa do Governo Estadual que envolve ações de promoção da qualidade de vida com a integração das áreas da saúde, educação e segurança.
Conforme o vice-governador, é necessária a valorização do ato cívico nos ambientes escolares para a boa construção da sociedade. “Precisamos investir exatamente nessa sensibilização cívica. Um desfile como esse do 5 de setembro faz com que os estudantes tenham esse civismo e a gratidão de sermos amazonenses. E sendo trabalhado nas escolas vai refletir na construção de uma boa sociedade porque há a valorização do ensino e formação da ética e moral da sociedade”, declarou Henrique que, também, fez a entrega de medalhas para alunos destaques nos ensinos das escolas estaduais de Manaus.
O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, enfatizou que o desfile escolar traz à tona reflexões primordiais na vida de cada cidadão. “O desfile é um momento de reflexão de revisão dos valores da moral e ética. E o civismo vem trabalhar isso que os jovens e as crianças aprendam a importância do valor do 5 de setembro em nosso Estado e para suas vidas”.
Felicidade – O sentimento patriótico estava naqueles que vieram prestigiar os filhos e amigos no desfile escolar. A dona de casa Régia Menezes, 46, era só alegria ao ver o filho de apenas 5 anos de idade no desfile da Escola Madre Tereza de Calcutá. Ela disse ser importante o exercício cívico na vida do filho. “É muito importante que desde pequeno eles tenham esse incentivo. Eu fiquei muito feliz em ver meu filho ali marchando”, conta.
Desfile militar – No dia que marca a Independência do Brasil (7 de Setembro), a programação será iniciada às 8h15, com o desfile Cívico Militar, na Avenida Coronel Teixeira (trecho entre o Tropical Hotel