A deputada estadual Mayra Dias (Avante) voltou a cobrar, em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil. A parlamentar destacou a urgência de reforçar o sistema de segurança pública no estado, com ênfase no combate à violência contra a mulher, e alertou para os impactos da precariedade no efetivo policial, especialmente nos municípios do interior.
“Cobramos do poder executivo a convocação imediata desses aprovados, porque, afinal, o nosso estado enfrenta uma situação muito delicada. Não apenas as mulheres, mas toda a população, carece da segurança que merece. É essencial fortalecer a segurança pública com suporte adequado, contratando policiais para que as pessoas possam viver com mais tranquilidade”, enfatizou Mayra Dias.
Desde o início de seu mandato, a deputada tem defendido a criação de Delegacias da Mulher em todos os municípios polos do Amazonas, garantindo atendimento especializado e ininterrupto, conforme determina a Lei nº 14.541, de 3 de abril de 2023. No entanto, a realidade no estado é alarmante: apenas 52% do efetivo da Polícia Civil está preenchido. Em muitos municípios, o atendimento às mulheres vítimas de violência é feito por servidores cedidos pelas prefeituras, em desacordo com as diretrizes legais.
Mayra também apontou a ausência de policiais mulheres como um grande obstáculo ao cumprimento da lei que estabelece atendimento exclusivo e especializado para vítimas de violência. Para a parlamentar, a solução passa pela homologação imediata das nomeações dos aprovados no curso de formação da Polícia Civil, garantindo o pleno funcionamento do sistema de segurança pública e proteção efetiva às mulheres.