CMM delibera Projeto de Lei de placas educativas em bueiros durante 84ª Sessão Ordinária

Iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos nos recursos hídricos urbanos

Fotos: Cleuton Silva e Eder França/Dicom

Durante a 84ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (29 de setembro), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou o Projeto de Lei nº 320/2025, de autoria do vereador Eduardo Alfaia (Avante), que propõe a instalação de placas educativas em bueiros, bocas de lobo, rip-raps e margens de igarapés na cidade. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos nos recursos hídricos urbanos.

Segundo Alfaia, a medida visa mudar a percepção da sociedade em relação ao lixo descartado nas ruas e nos igarapés.

“O que buscamos é que haja uma identificação nesses bueiros e que com isso a população se conscientize que ali não é lugar de descartar lixo, resíduos sólidos irregulares. Precisamos cuidar melhor da nossa cidade. Queremos chamar a atenção da população para que cada um faça a sua parte. Nossa proposta é que esses pontos tenham identificação clara e que não seja lugar para lixo”, explicou o parlamentar.

O projeto recebeu parecer favorável e foi encaminhado à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa para análise.

Pequeno Expediente

No Pequeno Expediente, o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), destacou os três anos de funcionamento do sistema de energia solar da Casa Legislativa. Segundo ele, a iniciativa já gerou economia superior a R$ 2,7 milhões aos cofres públicos e reforça o compromisso da CMM com a sustentabilidade.

“Esses números são vultosos e são números que nos orgulham. É uma benfeitoria diuturna porque essa economia a câmara vai poder desfrutar por mais 22 anos”, afirmou Reis.

O vereador Dione Carvalho (Agir) aproveitou a tribuna para lembrar o Dia Mundial do Coração, reforçando a importância da prevenção às doenças cardiovasculares.

Ordem do Dia

Durante a sessão, foram deliberados mais de 20 Projetos de Lei, entre os quais se destacam o PL do vereador Sérgio Baré (PRD), que cria licença específica para servidoras públicas diagnosticadas com endometriose, garantindo afastamento durante o período menstrual.

“Este projeto garante às servidoras públicas o direito de se afastarem durante o período menstrual para cuidar da saúde, com possibilidade de compensação de horas, assegurando bem-estar e dignidade no trabalho”, disse.

Em 2ª discussão, foi apreciado o Projeto de Lei de autoria do vereador Eurico Tavares (PSD), que institui o ‘Selo Restaurante Amigo dos Autistas’ no município de Manaus e estabelece diretrizes para a implementação da iniciativa, com o objetivo de promover ambientes mais inclusivos e acolhedores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto foi aprovado e segue para sanção do executivo municipal.

“O ‘Selo Restaurante Amigo dos Autistas’ é um projeto revolucionário para essas famílias que muitas vezes só querem sair para almoçar e jantar com seus filhos que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estamos agora a um passo de mudarmos a vida dessas famílias”, destacou.

Ainda no campo da inclusão, o vereador Saimon Bessa (União Brasil) defendeu a criação de cotas de bolsas universitárias destinadas a responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência, ampliando oportunidades educacionais.

Todos os projetos seguem agora para tramitação nas comissões da Câmara.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui