O Vereador Professor Samuel tem se destacado na luta por uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os cidadãos de Manaus. Com o propósito de promover a inclusão das pessoas com surdez e surdocegueira, o parlamentar apresentou um projeto de lei que institui a Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias-Intérpretes no município. O Pl foi votado durante a votação de pauta desta segunda-feira, (07/08), com apoio do plenário e avança para próxima comissão.
O projeto prevê a criação de um serviço que fornecerá profissionais capacitados para intermediar a comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva e outros órgãos municipais, quando necessário. Além disso, a Central também disponibilizará tecnologia de transmissão de videochamada simultânea, possibilitando o atendimento em Libras às pessoas com deficiência auditiva, mesmo em locais remotos.
“Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições auditivas, tenham acesso a serviços e informações essenciais. A criação dessa Central de Intérpretes é um passo fundamental para tornarmos Manaus uma cidade mais inclusiva e acolhedora”, destacou o Vereador Professor Samuel.
De acordo com o projeto, o entorno da Central será projetado para assegurar a autonomia das pessoas com surdez, sem quaisquer obstáculos ou barreiras, promovendo assim um ambiente mais acessível e confortável.
“A inclusão é um direito de todos, e devemos garantir que as pessoas com deficiência auditiva também possam desfrutar plenamente dos serviços e oportunidades disponíveis em nossa cidade. Vamos trabalhar incansavelmente para que o tramite desse projeto seja célere na Câmara Municipal de Manaus”, ressaltou o vereador.
A expectativa do parlamentar é que a Central de Intérpretes da Libras se torne uma realidade em benefício de toda a comunidade surda e surdocega da cidade. O projeto segue avança para próxima comissão após a votação de hoje.
Texto: Paula Christina – Assessoria do vereador Professor Samuel