Ceci promove oficina de Arteterapia para idosos no bairro Aparecida

Atividade reuniu participantes do grupo Mentes Ativas e destacou a importância da arteterapia no cuidado com a saúde emocional

Foto: Adriana Teixeira / Seas

O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida, localizado  promoveu, nesta terça-feira (23/09) uma oficina de Arteterapia para os idosos do Grupo de Convivência Mentes Ativas, que teve como objetivo incentivar a expressão de emoções e promover o bem-estar emocional e mental dos assistidos por meio da pintura.

O encontro reuniu cerca de 20 participantes no Ceci, localizado no bairro de Aparecida, zona sul de Manaus, que integra a rede de unidades administradas pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas).

De acordo com a diretora do Ceci, Lilia Albuquerque, a oficina de pintura faz parte das ações desenvolvidas nos grupos de convivência. “A atividade é conduzida por uma técnica e busca trabalhar as emoções, fortalecer a autoestima e proporcionar qualidade de vida aos idosos”, destacou.

Para o aposentado Magno da Costa Rodrigues, de 73 anos, a oficina representa uma oportunidade de integração e lazer. “É uma dinâmica aplicada a todos os idosos para que possam participar, ter momentos de lazer, trocar ideias e vivenciar novas atividades. Essas experiências enriquecem o idoso, que muitas vezes está em casa, isolado ou com pouco contato com outras pessoas. Contribuem tanto para a vida pessoal quanto para a espiritual, favorecendo até mesmo uma evolução interior”, afirmou.

A psicóloga e professora Kathleen Duarte ressalta que a arteterapia oferece um espaço seguro para transformar sentimentos em cores. “A arteterapia utiliza diferentes formas de expressão e também ajuda a aliviar dores invisíveis e a dar voz ao que, muitas vezes, não cabe em palavras”, explicou.

Neste mês de setembro, dedicado à prevenção do suicídio e ao cuidado com a saúde emocional, a arteterapia ganha ainda mais relevância. Por meio da pintura, os idosos encontram um canal para expressar sentimentos, aliviar tensões e fortalecer a autoestima.

O Ceci Aparecida é um dos sete centros de convivência administrados pela Seas em Manaus. As unidades atuam no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Os centros sociais oferecem diversos serviços e atividades, para crianças, adolescentes, adultos e idosos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos participantes, através do esporte, lazer, cultura, capacitação profissional, além de sessões de fisioterapia realizadas pelos técnicos do Projeto Mais Vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui