MDS e Polícia Federal estudam parceria para fortalecer o combate às fraudes no Bolsa Família

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (13/3), com Andrei Augusto Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, para debater estratégias de combate às fraudes no Cadastro Único, principal porta de entrada para os programas de transferência de renda do país.

Durante a reunião, o ministro apresentou os principais pontos de atenção para que a Polícia Federal possa atuar junto ao ministério. A ideia é criar um grupo de acompanhamento para intensificar as investigações e combater os disparos de Fake News, inscrições de CPFs falsos nos programas, entre outras possíveis irregularidades.

Segundo o ministro, o apoio da Polícia Federal no acompanhamento das investigações também vai reforçar a segurança do sistema, principalmente para evitar ataques hackers e golpes.

A parceria é uma das estratégias que fazem parte do Plano de Ação para 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. O documento foi aprovado em fevereiro deste ano e deve ser lançado oficialmente na próxima terça-feira (18.03). A iniciativa está estruturada em três principais eixos: qualificação das informações do Cadastro Único e do Bolsa Família; aprimoramento da fiscalização e prevenção de fraudes.

Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único

Criada em junho de 2023, a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único tem como objetivo propor medidas para melhorar a qualidade das informações e a fiscalização do Cadastro e da gestão do PBF, além de prevenir fraudes. O objetivo é a expansão dos programas sociais para as pessoas que mais precisam, por meio da promoção da transparência e do monitoramento das políticas públicas.

A Rede é uma instância de governança do Executivo Federal, coordenada pelo MDS, com representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) e da Secretaria Nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD), pela Controladoria-Geral da União (CGU), pela Advocacia-Geral da União (AGU), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

 

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