Em busca de promover a dignidade a mulheres em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) entregou, na segunda-feira (13/10), kits de higiene para Associação de Redução de Danos do Amazonas (Ardam), que atua com a população feminina em situação de vulnerabilidade social.
Os kits com artigos de higiene pessoal e íntima para mulheres contém sabonete, absorventes, pasta e escova de dentes, e produtos para cabelo. Conhecidos como ‘Kits Dignidade’, são fruto de uma parceria entre a Sejusc e o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).
Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, os kits vão garantir dignidade para essa população, principalmente para as mulheres que convivem com HIV e são acolhidas pela Ardam. “Nós estamos fazendo uma entrega que, com certeza, ajudará a população que convive com HIV, lembrando que esses kits de higiene foram uma parceria com as agências da ONU, que sempre apoiaram as ações da Sejusc”, pontua.
A associação atua com muitas causas, entre elas propostas de políticas de redução de danos por uso abusivo de álcool e drogas, além de campanhas para diminuir o índice de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Conforme a presidente da Ardam, Evalcilene dos Santos, os kits refletem o compromisso da pasta com os direitos e dignidade das mulheres. “Nós trabalhamos com a população em situação de rua, trabalhadoras sexuais, mulheres em vulnerabilidade, falando da redução de danos, do cuidado com o seu corpo e também a questão da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Viemos aqui fazer uma parceria para podermos levar mais esse cuidado”, enfatiza.