Com a proposta de levar dignidade às pessoas em situação de rua, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Gerência de Políticas para Pessoas em Situação de Rua (GPPSR), convida a população a participar da Campanha de Doação de roupas e calçados. As contribuições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro e serão distribuídas durante a 3ª edição do Baile do Encanto.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destaca que este é o terceiro ano consecutivo da campanha, que está alinhada ao Baile do Encanto, que acontece em dezembro.
“Este ano teremos novamente o Baile do Encanto, um jantar dedicado às pessoas em situação de rua. No evento, cada participante poderá tomar banho, realizar cuidados de higiene, receber atendimentos da secretaria e, claro, aproveitar um jantar especial. Por isso, contamos com a doação da população. Estamos recebendo os itens em todas as unidades dos PACs e nas áreas administrativas da Sejusc”, explica a secretária.
Os interessados podem entregar os itens em qualquer unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), presente em todas as zonas da cidade; na Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa Idosa (Sepdi), localizada na Rua Marquês de Quixeramobim, 210, bairro Parque das Laranjeiras e na sede da Sejusc, situada na Rua Bento Maciel, 2, Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis.
Doação não é descarte!
As peças de roupas e calçados precisam estar limpas, em bom estado e prontas para uso, reforçando o caráter solidário da campanha, que não se trata de um descarte, mas de um gesto de cuidado. Toda arrecadação será distribuída durante o Baile do Encanto, evento destinado a pessoas em situação de rua, que acontece no dia 17 de dezembro, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado na zona sul de Manaus.
Baile do Encanto
O Baile do Encanto é uma celebração natalina voltada às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. O evento oferece serviços como emissão de documentação, corte de cabelo, esmaltação, doação de roupas e orientações sobre direitos da pessoa idosa.
A ação homenageia Elvio de Azevedo Costa, conhecido como “Encanto”, que viveu em situação de rua e faleceu em 2022, aos trinta e seis anos, vítima de atropelamento. Engajado na defesa de quem vivia à margem da sociedade, ele buscava apoio em instituições e entidades para ajudar pessoas afetadas por álcool, drogas e prostituição.





