Sejusc promove capacitação sobre a plataforma TransfereGov para conselhos estaduais e servidores

Formação visa aprimorar a captação de recursos e fortalecer políticas públicas voltadas à cidadania e aos direitos humanos

Foto: Ygson França / Sejusc

Com o objetivo de ampliar a eficiência na captação e na aplicação de recursos federais, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, na quarta-feira (29/10), uma capacitação prática sobre a plataforma TransfereGov. A formação, conduzida pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Planejamento de Convênios (DTVPC), em parceria com os órgãos colegiados, ao longo de dez dias, busca fortalecer a gestão e a transparência no uso dos recursos públicos.

Durante o treinamento, os participantes aprendem a identificar programas abertos para recebimento de propostas, entender prazos e objetivos, além de elaborar e gerenciar projetos dentro do sistema. Ao final, estarão aptos a conduzir todo o processo de gestão, desde a captação até a prestação de contas.

De acordo com Yamille Jacaúna, diretora do DTVPC, a iniciativa surgiu a partir de uma solicitação da secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, e tem como meta aprimorar a atuação técnica dos servidores e integrantes dos conselhos estaduais ligados à pasta, além de ampliar as oportunidades de investimento.

“Nosso principal objetivo é fortalecer a capacidade técnica da equipe para que a secretaria amplie suas oportunidades de parceria e investimento, garantindo mais eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos”, destaca Yamille.

Para Rosali Pinheiro, representante do Conselho Estadual de Combate à Discriminação das Pessoas LGBT (Cecod), fazer parte do treinamento representa uma oportunidade de aprimorar a atuação dos conselhos.

“É muito importante trabalharmos com essa ferramenta. Queremos cada vez mais transparência nas ações públicas e entender como o outro lado, o da gestão, funciona para nos ajudar a contribuir melhor. Espero sair do curso com aprendizados que também fortaleçam os conselhos de direitos”, pontua.

TransfereGov

O TransfereGov é um sistema do governo federal que gerencia transferências de recursos para estados, municípios e entidades civis. O curso, ministrado por André Guimarães, da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), busca multiplicar o conhecimento sobre o uso da ferramenta.

“Durante as aulas, os servidores participam de simulações de envio de propostas, pagamentos, aprovação de convênios e ajustes de planos de trabalho. O conteúdo também abrange o uso do Sistema de Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV) e os procedimentos de prestação de contas informatizadas”, acrescenta André Guimarães.

A formação segue até o dia 11 de novembro, com emissão de certificado de conclusão para os participantes que concluírem todas as etapas.

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