O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou, na quinta-feira (29/01), a cerimônia de entrega do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Edição 2025. Em sua quinta edição, a iniciativa reafirma o compromisso do Estado com o fortalecimento da ciência, da inovação e da divulgação científica, ao reconhecer profissionais cujos trabalhos contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do Amazonas.
Ao todo, 13 vencedores foram premiados nas categorias Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Profissional de Comunicação e Professor Ciência na Escola (PCE), contemplando diversas áreas do conhecimento. Os prêmios foram concedidos aos primeiros colocados de cada subcategoria, destacando trajetórias acadêmicas, iniciativas inovadoras e ações de popularização da ciência.
Durante a cerimônia, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou a consolidação do Prêmio como um importante instrumento de valorização da produção científica e da comunicação pública da ciência no Estado.
“Este prêmio simboliza centenas de horas de dedicação, persistência e paixão pelo conhecimento. Vocês são inspiração e a prova de que fazemos ciência de alto nível na Amazônia e para a Amazônia”, afirmou a diretora-presidente.
Mais do que um reconhecimento individual, o Prêmio Fapeam de CT&I valoriza o impacto social, ambiental, econômico e inovador das pesquisas desenvolvidas no Amazonas, além de estimular a popularização da ciência e o fortalecimento do ecossistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.
Prêmio Fapeam de CT&I 2025
Com a finalidade de reconhecer e premiar publicamente pesquisadores e profissionais de comunicação com destacada trajetória no Estado e relevante atuação em prol do conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e econômico do Amazonas, o Prêmio Fapeam de CT&I é uma ação que estimula a popularização da ciência, por meio do apoio à disseminação do conhecimento científico produzido por pesquisadores que atuam no Amazonas.
Vencedores do Prêmio Fapeam de CT&I 2025
Categoria Pesquisador Destaque
- Ciências Agrárias: Adriano Teixeira de Oliveira – Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
- Ciências da Saúde: Gisely Cardoso de Melo – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)/Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); e João Cláudio Braga Pereira Machado – Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
- Ciências Exatas e da Terra: Felipe Moura Araújo da Silva – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
- Ciências Humanas: Natacha Cintia Regina Aleixo – Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
- Ciências Sociais Aplicadas: Roberta Ferreira Coelho de Andrade – Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Categoria Pesquisador Inovador
- Inovação para o Setor Empresarial: Elson Antonio Sadalla Pinto – Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Categoria Profissional de Comunicação
- Rádio: Gecilene de Aguiar Sales Cavalcante
- Material Impresso: Thiago Monteiro da Silva
Categoria Professor Ciência na Escola
- Ciências Biológicas: Adryanne Karolynne Moreno de Matos – Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed).
- Ciências Exatas e da Terra: Laila da Silva Pedroza – Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM).
- Linguística, Letras e Artes: Elane Figueiredo da Silva – Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM).
- Ciências Humanas: Vanessa Cristina da Silva Sampaio – Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed).
O evento ocorreu na sede da Fapeam, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, no bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital e contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima, do vice-governador, do vice-governador Tadeu de Souza, da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, além da deputada estadual Alessandra Campelo; do vereador Diego Afonso; do secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa, além de autoridades e mais de 300 pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica e gestores de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.





