Pão de comunhão de 1.300 anos com imagem de Cristo é descoberto na Turquia

Pão de 1.300 anos conta com a representação de Cristo como semeador — Foto: Governo de Karadan

Uma fornada de cinco pães queimados produzida entre os séculos 7 d.C. e 8 d.C. foi encontrada na cidade de Karaman, na Turquia. Esses pães também servem como registro histórico, principalmente porque um deles tem a imagem de Cristo como um semeador, junto a uma inscrição em grego que diz: “Com a nossa gratidão a Jesus Abençoado”. A notícia foi divulgada na última sexta-feira (10).

Segundo a investigação conduzida pela Diretoria do Museu de Karaman, a inscrição em grego no pão ressalta o legado helenístico e grego-bizantino do local, sugerindo que a cidade, então chamada Eirenópolis, tenha sido uma espécie de centro cristão com tradições litúrgicas gregas.

Eirenópolis, localizada na região histórica de Isáuria, era uma cidade a obizantina na qual o grego era o idioma e a influência cultural e religiosa dominantes. O nome da província significa Cidade da Paz e acredita-se que tenha sido estabelecida durante o período helenístico ou na era romana, quando a língua e a cultura grega se espalharam amplamente.

O sítio arqueológico em Karadan, na Turquia, onde os pães foram descobertos — Foto: Governo de Karadan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui