Projetos voltados à sustentabilidade no Amazonas são apresentados na oitava reunião do Conecti

O evento agregou iniciativas que visam interligar planos de ação para atender demandas ambientais 

Foto: Bruno Leão / Sedecti

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta quarta-feira (08/10), a oitava reunião do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti), quando foram apresentados projetos direcionados ao fomento da questão sustentável no Amazonas, sobretudo com tópicos ligados à bioeconomia, às questões climáticas e à transição energética.

O secretário-executivo de CT&I, Jeibi Medeiros, expressou sua visão sobre o encontro e agradeceu pela troca de conhecimentos realizada durante o evento. “Tivemos hoje uma participação muito boa, com muitas contribuições. Vimos que muitos trabalhos estão sendo feitos. Eles estão interconectados e a gente consegue, daí, vislumbrar novas ações e novos desdobramentos”, afirmou o secretário.

O evento iniciou com a apresentação do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Liderança para a Transição Energética (Nielte), iniciativa ligada à Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas. A explicação foi mediada pelo coordenador geral do núcleo, Rubem Cesar Rodrigues Souza, que destacou os principais objetivos do projeto e sua contribuição para o desenvolvimento da sustentabilidade no estado.

“O núcleo se coloca como um novo agente dentro do ecossistema, seja de ciência e tecnologia, seja de empreendedorismo, se prontificando a atuar em várias frentes, com o foco de contribuir com esse processo que o mundo passa na atualidade de transição energética. Estaremos associados à produção de inovações em termos de bens, serviços e políticas públicas”, complementou Rubem.

Durante a reunião, ocorreu a apresentação do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), gerenciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Representando a iniciativa, o gerente científico do programa, Bruce Forsberg, traçou uma breve explanação sobre a atuação do programa na questão sustentável regional.

“É importante que qualquer desenvolvimento econômico aqui do estado possa ser sustentável, pois teremos que lidar com as mudanças climáticas que já estão em curso e que estão previstas para o futuro. Acho que é muito importante ter essa integração entre as instituições, ligando informações quando se faz um planejamento para o desenvolvimento econômico do estado”, argumentou Bruce Forsberg.

No decorrer do encontro, a Sedecti apresentou sobre o processo de elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia, que vem sendo construído de maneira coletiva. Durante a última apresentação, foi exposto o plano de trabalho da Câmara Técnica de Apoio às Políticas Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas.

A reunião foi encerrada com informes relacionados ao andamento da proposta do marco legal. Foi citada também a criação da revista de CT&I, elaborada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Participaram do encontro também representantes da Fapeam, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação do Polo Digital de Manaus e Instituto de Desenvolvimento Mamirauá.

A reunião ocorreu no auditório da secretaria, localizado na avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui