Nesta semana, uma programação cultural extensa e para todos os gostos ocupará a Praça no Largo de São Sebastião e o Palacete Provincial. De segunda a sexta-feira (06 a 10/01), o público poderá contar com espetáculos, shows musicais, além da edição 2025 do Festival de Férias, realizado pela Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, também estão na programação.
Nesta segunda-feira (06/01), Dia de Reis, o Largo São Sebastião será o palco de um emocionante encerramento da programação de “O Mundo Encantado do Natal”, promovida pelo Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A noite contará com uma programação diversificada e envolvente, com atrações que unem música, dança e celebração cultural. Dentre as atrações, está o espetáculo “Superstar”, que ocorre das 18h às 18h50, uma produção de teatro musical que conta a história das danceterias disco da cidade de Manaus. Em seguida, um show de “Auto de Natal das Pastorinhas de Borba e a Queima da Lapinha”, o musical resgata uma importante manifestação cultural de Manaus e do Amazonas, preservando as memórias coletivas dessa tradição.
A Banda Contágio será uma das grandes atrações do encerramento de “O Mundo Encantado do Natal”, trazendo um repertório eclético para toda a família, com o repertório incluindo samba, boi-bumbá, MPB e shot tradicional, das 20h às 21h.
O evento marca a despedida da temporada natalina com uma programação rica em arte, cultura e tradição, incluindo o último dia de exibição da decoração natalina e o encerramento da exposição “Amazônia em Festa Natalina – Presépios: Tradição e Originalidade”, em cartaz no Ideal Clube, avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, zona sul de Manaus.
A exposição destaca a criatividade dos artistas locais e celebra a riqueza das tradições amazônicas, reunindo presépios que refletem a diversidade cultural da região. Marcando também o encerramento da exposição, os três presépios mais votados serão premiados nesta terça-feira (07/01), ao final da missa das 18h na Igreja de São Sebastião, situada na rua 10 de Julho, s/n, centro.
Festival de Férias
A Central de Arte e Educação está de volta com mais uma edição do Festival de Férias. A programação tem início nesta quinta-feira (09/01), das 14h às 17h, no Palacete Provincial. Em alusão ao Dia do Fotógrafo, celebrado no dia 8 de janeiro, o público irá fazer uma imersão no espaço cultural com visitas guiadas a museus de diferentes linguagens, como o Museu da Imagem e do Som (Misam), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes, Pinacoteca do Estado, além da Exposição de Arqueologia, além de oficinas de artes visuais. O acesso é mediante agendamento prévio no site no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
A programação continua nesta sexta-feira (10/01), no Centro Cultural Palácio da Justiça, com uma série de atividades culturais. A partir das 14h, serão realizadas visitas guiadas ao local, um ícone da arquitetura clássica, que remonta ao auge da economia da borracha e exibe traços que seguem o estilo renascentista. Às 15h, será a vez de conhecer a Galeria do Largo, com mais uma visita guiada. Já às 15h30, a Casa das Artes abre suas portas para o público conhecer a exposição “Olho Mágico”. Para encerrar o dia, o Teatro Gebes Medeiros recebe, às 16h, uma apresentação teatral, integrando ainda mais a programação cultural do centro.
Lei Paulo Gustavo
O Centro de Artes da Ufam promoverá um curso gratuito sobre “Planejamento, Produção e Execução de Exposição” de 7 a 16 de janeiro, ministrado pelas artistas visuais Gisele Riker e Hadna Abreu. O curso será oferecido em duas turmas: a primeira, das 8h30 às 12h30, e a segunda, das 14h às 18h. A proposta é destacar os processos envolvidos nos bastidores de uma exposição, abordando a complexidade do trabalho e as etapas essenciais para a realização de uma mostra de arte. A participação é totalmente gratuita.
Ao longo da jornada de aprendizagem serão introduzidas questões presentes no universo da pré-produção, produção e pós-produção de uma exibição de artes, por meio de aulas presenciais expositivas, depoimentos, vídeos, leituras, vivências e atividades, com conteúdo programático voltado para estudantes de arte, agentes e mediadores culturais, produtores, curadores, artistas, educadores culturais e interessados em adquirir conhecimento nas etapas da produção, planejamento e execução de uma exposição.
O curso “Planejamento, Produção e Execução de Exposição” é um projeto de capacitação contemplado no Edital de Fomentos às Artes e Cultura/Lei Paulo Gustavo, executado do pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e conta com o apoio cultural do Centro de Artes da Ufam (Caua) – instituição coordenada pela Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa