Cineclube Mapinguari divulga resultado final de seleção de curtas-metragens para as infâncias

No total, sete obras serão apresentadas durante atividade na comunidade NSª do Livramento

artistas do Cineclube Mapinguari_Márcio_Narda e Roberto_foto_Bruno Lopes

A Rede Mapinguari, idealizadora do projeto Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari, divulgou, nesta segunda-feira (08/09), o resultado final do processo seletivo de curtas-metragens voltado para às infâncias ou com classificação livre. No total, sete curtas foram selecionados e integrarão as atividades do projeto que acontecerão no dia 11 de setembro, na comunidade Nossa Senhora do Livramento, na zona rural de Manaus.

O processo recebeu cerca de 40 indicações de curtas, incluindo obras de outros estados. Após a etapa de curadoria, realizada pelos artistas Márcio Braz e Roberto Carlos Jr., foram selecionados seis para a programação principal, e um para sessão extra.

“Durante uma semana assistimos aos filmes e tiramos dois dias para discussão sobre a temática do filme, o impacto para a comunidade e a qualidade do filme, uma fator muito importante para nossa classificação”, afirmou Márcio Braz destacando que a partir disso foram feitas as escolhas respeitando as regras regulamentares do chamamento.

Para Márcio, os filmes farão uma troca muito interessante com os olhares da comunidade, a partir de suas propostas.

“As pessoas vão gostar muito, não apenas pela diversidade, mas também pela contribuição dos artistas amazonenses ao audiovisual brasileiro”, comentou.

Os curtas-metragens selecionados foram: “Sereia Cruviana”, de Daniel Alessandro Salvato Camacho (Boa Vista – RR); “A Casa do Theo” de Christiane Garcia; “ZANA – O Filho da Mata” de Augustto Gomes; “O Menino que Ouvia a Natureza”, de Brendo Teles e Narda Telles; “Gelo – A Fúria de Tupã” e “AcaríBallDó”, de Carlos Rodrigo Garcia. Com exceção de “Sereia Cruviana”, todas as demais obras são de artistas amazonenses. Uma sessão extra contempla, ainda, o projeto, com o filme “A Escola da Minha Vida”, de Erismar Fernandes.

Uma das idealizadoras e produtora do Cineclube Mapinguari, Anne Oliveira, a participação dos diretores e artistas que possuem os direitos autorais dos curtas-metragens foi significativa, e destacou a importância de valorizar as produções locais.

“A nossa ideia era receber obras com temas educativos, filosóficos, poéticos que tocassem, de alguma forma, os sentimentos das crianças, com ensinamentos, debates, conhecimentos. Ficamos felizes em ver que os artistas locais atenderam ao nosso convite e enviaram suas produções”, comentou Anne.

O projeto

O projeto Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari levará cinema, debates e oficinas para a comunidade Nossa Senhora do Livramento, na zona rural de Manaus, na próxima quinta-feira (11/09). A programação está dividida em duas etapas: no período da manhã serão exibidos os curta-metragens e os debates; já à tarde será realizada uma oficina com professores. A abertura do evento contará com a participação especial do Grupo de Dança Indígena Cunhãs Kirimbaua, composto por Diana Baré, Mírian Baré, Yacy Tarumã Baré e Rodrigo Baré e Graziele Baré.

Os debates serão mediados pelos artistas Marcio Braz e Roberto Carlos Jr., este último que dará vida ao mascote do projeto, livremente inspirado no ser encantado Mapinguari, tornando um momento lúdico e divertido para a criançada. Já a oficina será realizada pela artista Narda Telles. A exibição dos filmes também ocorrerá em uma escola da capital.

Concurso nome e desenho do mascote

Até o dia 15 de setembro segue aberto o concurso que escolherá o nome e o desenho mais criativo inspirado no mascote no Cineclube Mapinguari. O concurso é voltado para crianças de 5 a 10 anos.

Para participar do concurso é preciso, obrigatoriamente, que os pais e responsáveis pelas crianças candidata sigam a página do instagram @redemapinguari e depois escrever para o e-mail: redemapinguari@gmail.com, com os seguintes dados: Nome completo da criança e idade, nome do responsável e contato celular com whattsap, um desenho com o nosso mascote, em situações diversas, bem bonito e colorido, podendo abusar da criatividade, com a sugestão de nome, sendo um nome por criança.

Os desenhos devem ser enviados em pdf, anexos ao e-mail com as informações. Os desenhos com as sugestões de nome passarão por uma primeira seleção feita pela equipe do Cineclube que avaliará, não somente o nome sugerido, mas a criatividade do desenho, depois os desenhos/nomes pré-selecionados serão divulgados, com os nomes das crianças, na página do instagram @redemapinguari e lá será aberta votação, que julgará o desenho mais criativo e os 3 nomes mais interessantes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui